Evento vai pautar estratégias alternativas para desenvolvimento econômico das cidades
Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico em Maricá, foi convidado para participar de um evento organizado pelo UNDP (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas). O “Istambul Innovation Days” será realizado de forma virtual, entre os dias 23 a 25 de março, e vai promover um fórum para impulsionar novas parcerias e expandir fronteiras sobre projetos de desenvolvimento econômico.
Segundo a UNDP, a proposta é pensar em estratégias para redefinir os projetos e pensamentos de desenvolvimento das cidades e pautar novos modelos econômicos e sociais, que se associem também à tecnologia.
Sardinha é conhecido na região pelo seu trabalho em políticas públicas de desenvolvimento econômico que buscam justiça social, como exemplo, o incentivo ao projeto da Moeda Social. A estratégia consiste em utilizar uma moeda local, usada apenas dentro de uma comunidade específica, como forma de democratização da renda, e recuperação da economia.
Segundo o secretário, os projetos que pretende aplicar em sua nova gestão giram em torno de estratégias de desenvolvimento econômico para geração de emprego, crédito para o micro e pequeno, e proteção aos trabalhadores informais.
O convite para o “Istambul Innovation Days” convoca o secretário para compartilhar sua experiência em projetos que giram em torno do fundo de renda básica universal, além contar sobre suas ideias de modelos econômicos alternativos, que, segundo a organização, podem aperfeiçoar o desenvolvimento de outras cidades ao redor do mundo.
Igor disse à Prensa que recebeu o convite com alegria e satisfação por ver o modelo, construído em Maricá, chegar ainda mais longe. “Quando a discussão chega à ONU, a gente percebe o quanto estamos avançando e chamando a atenção para esse modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável, preocupado na geração de oportunidades no combate às desigualdades”, enfatizou.
MOEDA SOCIAL
Maricá é um dos municípios que já utiliza a ferramenta das Moeda Social, na região da Costa do Solco. A ‘Mumbuca’, nome dado em homenagem ao nome do rio que corta vários bairros da cidade, é bastante aceita dentro do município.