O secretário de Obras, Saneamento e Drenagem de Armação dos Búzios, Miguel Pereira, disse para a reportagem da Prensa que o piso do tipo intertravado será o utilizado na reforma das ruas do Centro, iniciada nesta segunda (22).
A declaração contraria a informação inicial obtida pela reportagens de que os tradicionais paralelepípedos seriam reaproveitados. De acordo com Miguel, apenas as Ruas das Pedras e Turibio de Farias terão o formato original mantido.
Apesar de o assunto gerar polêmica, com direito à crescente pressão de engenheiros e arquitetos para que o piso original seja mantido, o secretário afirma que o projeto de colocação de intertravados tem apoio popular, mediante pesquisa.
Miguel Pereira aposta em melhoria da acessibilidade e da mobilidade ao fazer a opção pelo piso liso.
“Vai ser tudo intertravado. É melhor para as pessoas se locomoverem. Tem os carrinhos de bebês, as senhoras. Mas não vamos mexer na Rua das Pedras, vai continuar como está. A Turibio de Farias também, por enquanto. E nas outras ruas, o paralelo está todo irregular. E não tem como fazer sem mexer no que está por baixo. Não adianta nada, se não trocar esse paralelo vai fazer maquiagem”, afirma.
O secretário também falou sobre a dificuldade de manutenção do piso feito de paralelepípedos.
“O asfalto você faz até 500 metros em um dia; o paralelo, no máximo, 70. O intertravado também. Com dois profissionais bons, você avança 200 metros num dia. O paralelo tem seu charme, mas você tem que pensar macro. Búzios é uma cidade turística. Essas reclamações são de políticos, não é a população”, crê.
Juntamente com a troca da superfície, os operários realizam o trabalho de nivelamento das calçadas, em busca de agora acessibilidade para os pedestres.
Com duração prevista de 12 meses, o trabalho tem custo de mais de R$ 6,5 milhões.
(*) Confira a entrevista completa com o secretário de Obras, Miguel Pereira, neste sábado (27).