Pular para o conteúdo
Search

Secretaria de Saúde de Macaé distribui aparelhos e capacita para avaliação do pé de diabéticos

Foram distribuídos monofilamentos de dez gramas, o estesiômetro
foto porão

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Atenção Especializada, promoveu nesta quinta-feira (25), no Centro Integrado de Administração da Saúde (Cias), um treinamento para avaliação do pé da pessoa diabética voltado para enfermeiros e enfermeiras das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Básicas de Saúde (UBS). Foram distribuídos monofilamentos de dez gramas, o estesiômetro, aparelho que a Prefeitura de Macaé adquiriu para o uso na rede.

O estesiômetro é um instrumento composto por sete monofilamentos (espécie de linha de polietileno e nylon) de cores e espessuras diferentes. A função do aparelho é medir o grau de sensibilidade de uma região da pele.

No ano passado começamos junto à Vigilância em Saúde a fazer capacitação em relação à diabete e vimos a necessidade de entregar para todos os profissionais o aparelho e fazer a qualificação – informou a Coordenadora de Atenção Especializada, Thaís Ferreira Rodrigues.

A enfermeira dermatológica podiatra Suellen Almeida coordenou a capacitação para o teste neurológico, e passou para cerca de 60 enfermeiros e enfermeiras a importância do teste de monofilamento para a prevenção de lesões e amputações dos pés do paciente diabético. “Os monofilamentos permitem diagnosticar a neuropatia diabética. É um teste neurológico”, explicou a especialista.A enfermeira Renata Mendes, que atua no Morro de São Jorge há um ano e meio, destacou a relevância da capacitação para a rede municipal de saúde. “É fundamental para nós que trabalhamos na ponta, no dia a dia com a população. Através desta metodologia, conseguimos fazer melhor orientação para os pacientes diabéticos”, classificou.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.