A concessionária Prolagos foi multada no último sábado (24) pela Prefeitura de Armação dos Búzios, após denúncia de moradores sobre vazamento de esgoto na Orla Bardot, um dos cartões postais da cidade.
O vazamento ocorreu em frente a um restaurante do Orla, e por volta das 21 horas uma equipe de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios foi acionada para verificar o ocorrido. A equipe constatou que o vazamento se deu pelo transbordamento de um bueiro, que continha grande volume de detritos, e chegaria ao mar. O caso foi registrado na 127° Delegacia de Polícia como poluição e crime ambiental.
Além de ser uma noite de movimento, a cidade ainda cedia espaço para a realização da Night Run, corrida noturna, em que centenas de participantes tiveram que atravessar pontos de vazamento de esgoto pelo percurso. Ao tomar conhecimento do caso, a concessionária enviou um caminhão para sugar o esgoto excedente da rede, que não transborda pela primeira vez. A prestadora já tinha sido multada pelo problema, num valor de 20 mil UPFM (Unidade de Padrão Fiscal do Município), e o valor da multa foi dobrado para 40 mil UPFM, por não ter sido solucionado.
Durante sua participação na 4ª revisão tarifária quinquenal do contrato de concessão da Prolagos, realizada pela Agenersa no último dia 22, em São Pedro da Aldeia, o Secretário de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Hamber Carvalho, demonstrou insatisfação com os serviços prestados pela concessionária: “Como uma população que vive de seu ativo ambiental que são as praias, que tem sua economia baseada no turismo, pode aceitar esgoto jorrando no mar? E ainda pagar aumento de tarifa? Como vamos passar mais cinco anos com coleta a tempo seco, se hoje este tipo de solução já não serve mais?”.
O Secretário explicou ainda que aguarda um posicionamento da Prolagos, enfatizando a necessidade de investimento em um projeto de coleta em rede separativa de esgoto, para a parte continental do município, valorizando o meio ambiente e o saneamento básico eficaz, proporcionando uma estrutura adequada de recepção ao turismo local.