Municípios vão receber 555.600 doses da vacina contra gripe (influenza) e 158.250 doses da Oxford/Astrazeneca, contra a Covid-19
Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) continua a distribuição de vacinas para a campanha de imunização contra a gripe (influenza) e a Covid-19. As entregas iniciaram nesta segunda-feira (12), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), que distribuiu 555.600 doses de vacina contra influenza aos 92 municípios do estado.
Também serão distribuídas 158.250 doses da vacina Oxford/Astrazeneca contra Covid – 19. As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá fazem a retirada das doses em caminhões e vans, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Já para os outros 88 municípios, a distribuição é realizada por seis helicópteros, sendo dois do Governo do Estado, um da Secretaria de Estado de Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros e um da Secretaria de Estado de Polícia Militar. As aeronaves vão transportar 72.440 doses de Oxford/AstraZeneca e 264.300 doses contra a gripe.
“Assim como já vínhamos fazendo com a vacina contra Covid-19, estamos realizando a entrega da vacina de influenza a todos os municípios ao mesmo tempo. Queremos que todos os cidadãos do estado tenham o mesmo tratamento”, destacou o secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves.
Campanha da Influenza
A vacinação contra influenza ocorrerá em três etapas, e a expectativa é que sejam imunizadas 6,8 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários.
A primeira fase tem previsão de início nesta quarta-feira (14), e vai até o dia 10 de maio. Os primeiros grupos prioritários a serem imunizados serão: crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Na segunda fase, os idosos maiores de 60 anos serão vacinados, assim como os professores. Já na terceira fase virão os demais grupos, incluindo pessoas com comorbidades (deficiência permanente), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Influenza X Covid-19
O médico sanitarista da SES Alexandre Chieppe explica que a pessoa que teve Covid-19 pode se vacinar contra influenza.
“São duas doenças completamente diferentes. O único cuidado é para que os dois imunizantes não sejam aplicados de forma simultânea. Foi definido em âmbito nacional que a vacina prioritária, neste momento, é a contra Covid, mas é necessário aguardar 15 dias entre a aplicação de uma e outra”, afirmou ele.