Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Secretaria de Estado de Saúde distribui vacinas contra influenza e Covid-19

Público alvo da primeira fase da campanha contra a gripe é diferente da campanha da Covid-19. Imagem: Reprodução
Público alvo da primeira fase da campanha contra a gripe é diferente da campanha da Covid-19. Imagem: Reprodução

Municípios vão receber 555.600 doses da vacina contra gripe (influenza) e 158.250 doses da Oxford/Astrazeneca, contra a Covid-19

Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) continua a distribuição de vacinas para a campanha de imunização contra a gripe (influenza) e a Covid-19. As entregas iniciaram nesta segunda-feira (12), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), que distribuiu 555.600 doses de vacina contra influenza aos 92 municípios do estado.

Também serão distribuídas 158.250 doses da vacina Oxford/Astrazeneca contra Covid – 19. As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá fazem a retirada das doses em caminhões e vans, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Já para os outros 88 municípios, a distribuição é realizada por seis helicópteros, sendo dois do Governo do Estado, um da Secretaria de Estado de Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros e um da Secretaria de Estado de Polícia Militar. As aeronaves vão transportar 72.440 doses de Oxford/AstraZeneca e 264.300 doses contra a gripe.

“Assim como já vínhamos fazendo com a vacina contra Covid-19, estamos realizando a entrega da vacina de influenza a todos os municípios ao mesmo tempo. Queremos que todos os cidadãos do estado tenham o mesmo tratamento”, destacou o secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

Campanha da Influenza

A vacinação contra influenza ocorrerá em três etapas, e a expectativa é que sejam imunizadas 6,8 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários.

A primeira fase tem previsão de início nesta quarta-feira (14), e vai até o dia 10 de maio. Os primeiros grupos prioritários a serem imunizados serão: crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Na segunda fase, os idosos maiores de 60 anos serão vacinados, assim como os professores. Já na terceira fase virão os demais grupos, incluindo pessoas com comorbidades (deficiência permanente), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Influenza X Covid-19

O médico sanitarista da SES Alexandre Chieppe explica que a pessoa que teve Covid-19 pode se vacinar contra influenza.

“São duas doenças completamente diferentes. O único cuidado é para que os dois imunizantes não sejam aplicados de forma simultânea. Foi definido em âmbito nacional que a vacina prioritária, neste momento, é a contra Covid, mas é necessário aguardar 15 dias entre a aplicação de uma e outra”, afirmou ele.

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Yoga, imersão no gelo e café da manhã saudável marcam programação de bem-estar do Oca Community em Búzios

Novo voo São Paulo–Cabo Frio ganha força e pode transformar turismo em Búzios

Secretaria de Estado de Saúde emite alerta para risco de intoxicação por metanol no Rio de Janeiro

Maricá F.C. garante vaga na Série D 2026 após ampliação da competição pela CBF

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]