Pular para o conteúdo
Search

Secretaria de Estado de Saúde cria ferramenta digital que classifica risco de pacientes com dengue de forma automática

Plataforma é destinada para enfermeiros e médicos com objetivo de auxiliar no manejo clínico e ajudar a salvar mais vidas, link com acesso à ferramenta já tem mais de 3.400 acessos
Dengue_Aedes_Aegypti_Casos- reprodução internet

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) lançou, nesta semana, uma nova ferramenta para auxiliar enfermeiros e médicos no manejo clínico da dengue. Na plataforma digital, que já tem mais de 3.400 acessos, os profissionais preenchem os sinais e os sintomas apresentados pelos pacientes e, automaticamente, o recurso indica o grupo de risco no qual ele se encontra (A, B, C ou D – aumentando conforme a gravidade do caso). A partir daí, são dadas as orientações, como hidratação, observação ou internação, a serem adotadas. O principal objetivo da secretaria é minimizar o número de casos graves e óbitos causados pela doença.

“Sabemos que muitos médicos que estão na ponta nunca vivenciaram um cenário epidêmico de dengue. Essa ferramenta auxilia no que é mais importante em relação à dengue, que é o manejo clínico oportuno e adequado”, afirma a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

O formulário é gratuito e está disponível no link ou pelo site no painel “Arboviroses”; “Atenção ao Paciente”.

“Muitos casos graves podem ser evitados se a classificação de risco da dengue for bem feita e se aplicarmos o fluxograma corretamente. A alta incidência de casos da doença e o seu potencial para gravidade exigem da equipe multiprofissional domínio sobre o assunto. Nosso objetivo é facilitar esse conhecimento”, pontua a secretária.

Numa doença febril aguda, sistêmica e dinâmica como a dengue, o manejo clínico do paciente precisa ser rápido e adequado. Para a secretária, a ferramenta contribui não apenas na precisão do quadro de cada enfermo, mas também na velocidade de resposta terapêutica.

“Essa plataforma é uma das estratégias que adotamos. Mas, associada a ela, seguimos com as capacitações de médicos e enfermeiros que atuam nas UPAs da rede estadual de saúde”, pontua.

Na terça-feira (21.02), o Governo do Estado lançou, junto à SES-RJ, a segunda etapa do Plano Estadual de Combate à Dengue. Foram anunciadas a criação do Observatório Dengue RJ, que utiliza tecnologia de ponta e uma equipe técnica de plantão no Centro de Inteligência em Saúde (CIS), dedicada a monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à doença nos 92 municípios do estado e a qualificação de 1.639 profissionais de saúde em plataforma digital da saúde para capacitação on-line.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.