Pular para o conteúdo
Search

Secretaria de Estado de Saúde afirma que SUS não está em colapso

Imagem: Agência Senado| Ingrid Anne - Retirada de uma matéria sobre lei que obriga hospitais privados a cederem leitos desocupados para pacientes do SUS com covid-19.

Mesmo que alguns municípios do estado estejam com sua lotação máxima nos leitos para Covid-19, SES afirma que cenário do SUS não é de colapso

Considerando o aumento de ocupação de leitos em vários municípios do estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) fez um comunicado em que esclarece que a rede SUS “não está em colapso”.

De acordo com a nota, há leitos de UTI e enfermaria disponíveis, destinados ao tratamento da Covid. Mesmo que alguns municípios estejam com sua lotação máxima, a pactuação da central de regulação unificada permite internação em qualquer leito SUS disponível, independentemente do município de origem e até mesmo que o paciente seja de outro estado.

“A SES está à disposição para explicar como funciona a regulação unificada de leitos. Colapso ocorre quando a capacidade de atendimento da rede é extrapolada. E este não é o atual cenário da pandemia no estado”, afirma a Secretaria.

Segundo dados da pasta, nesta segunda-feira (15), a taxa de ocupação para leitos de enfermaria encontra-se em 59,6%, e para UTI em 78,8%. A mediana do tempo de espera entre a inclusão da solicitação no sistema e a regulação do leito para enfermaria é de duas horas; e de quatro horas para UTI.

Na última sexta-feira (12), o Governo do Estado recomendou às prefeituras que se unam em uma força-tarefa para a abertura de vagas e que elas sejam disponibilizadas na central de regulação unificada. “Conforme vem repetindo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, a regulação unificada é a única saída para garantir acesso igualitário e universal aos leitos SUS a todos os cidadãos fluminenses”, ressalta a nota da SES.

Em fevereiro, a rede SUS do Rio de Janeiro recebeu 79 pacientes de Manaus e Rondônia.

CABO FRIO

Cabo Frio é um dos municípios do estado que teve uma alta significativa na ocupação de leitos. Nesta segunda-feira (15), o prefeito, José Bonifácio (PDT), assinou um novo decreto com medidas de restrição para diminuir o contágio na cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no setor público, do total de 19 leitos com respiradores, 16 encontram-se ocupados. No Hospital Municipal Otime Cardoso, no bairro Jardim Esperança, todos os 10 leitos disponíveis com o aparelho estão ocupados.

Para melhorar o atendimento da população, a unidade recebeu mais oito respiradores e seis camas fawler que serão levadas para o Hospital Municipal Otime Cardoso, no Jardim Esperança.

De acordo com o Secretário de Saúde, Filipe Fernandes, a estratégia de remanejar os aparelhos visa atender a demanda atual da cidade.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.