Pular para o conteúdo
Search

Secretaria de Estado da Mulher participa do projeto Verão #TôNoRio com a campanha “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão”

Governo do Estado abre terceira edição do evento na orla de Copacabana

O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta quinta-feira (11/1) a terceira edição do projeto Verão #TôNoRio, serviço de orientação e informações turísticas dedicado aos visitantes que estiverem em Copacabana. Para receber o turista, foi montado um estande de dois andares, com telões de led. E a Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) está presente com a campanha “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” e o protocolo de ação em grandes eventos e shows, com orientações que buscam garantir mais segurança para as mulheres que vivem e que visitam o estado do Rio de Janeiro.

-A ativação do protocolo “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” nos grandes eventos do Rio de Janeiro durante o verão, quando recebemos turistas do mundo inteiro e de várias regiões do país, é fundamental para oferecer acolhimento e locais seguros e respeitosos às mulheres. Além disso, a adoção desse protocolo atende à lei federal 14.786/2023, que institui mecanismo de combate ao constrangimento e à violência praticada contra mulheres em ambientes como casas noturnas, boates, bares, restaurantes, espetáculos musicais e demais locais fechados ou shows onde haja venda de bebidas alcoólicas – afirma a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio, o projeto Verão #TôNoRio é um local que oferece dicas e sugestões de roteiros nas 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro. Quem visitar o espaço de 300 metros quadrados montado na altura do posto 4, entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara, contará com o serviço de terça-feira a domingo, até o dia 31 de março. O local também terá uma programação especial de shows e atrações musicais, que acontecerão no segundo piso do estande, de quinta-feira a domingo.

–  O projeto Verão #tônoRio consolida a promoção das 12 regiões turísticas do estado em um espaço onde a gente implementa cada vez mais qualidade para os nossos visitantes, além do conforto para quem vai estar aqui promovendo os destinos do RJ. E como tem sido em todos os nossos eventos, a Secretaria de Estado da Mulher é nossa parceira no trabalho de combate à violência contra a mulher. Essa é uma pauta que deve ser abraçada por toda a sociedade e uma da prioridades do governador Cláudio Castro – disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Nos telões de led do espaço, um vídeo reproduz atrações turísticas do estado, além de uma bela imagem do Cristo Redentor. O slogan da campanha “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” é uma das mensagens veiculadas.

Criado pela SEM-RJ, o protocolo “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” tem orientações que visam garantir mais segurança às mulheres para que elas possam aproveitar shows e grandes eventos sem serem importunadas ou agredidas. A ação, que vem sendo ativada em parceria com a produção de grandes eventos no estado do Rio de Janeiro desde 2023, inclui recomendações que vão desde a iluminação adequada em estacionamentos e banheiros, divulgação de canais de ajuda para mulheres em situação de emergência, à forma como os seguranças devem abordar e agir em casos de agressões e importunações. Também é indicado apresentar à vítima o aplicativo Rede Mulher, que possibilita registros on-line na delegacia, entre outros serviços.

Para a profissional de educação física Keila de Arruda, que dá aulas de beach tênis na Praia da Copacabana, o trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Estado da Mulher traz uma maior sensação de segurança para as mulheres em shows e eventos.

– É muito importante porque aumenta a segurança das mulheres nos shows, nos bares, nos festivais. É preciso ter respeito pela mulher. Temos que dar um basta – disse ela, que esteve na inauguração do espaço na orla de Copacabana.

A empresária Milena Andrade, que vive em Milão, na Itália, elogiou a iniciativa do governo do estado de criar a campanha:

– Este trabalho do protocolo é muito importante, porque atinge pessoas que estão em contato com o público e vão estar cara a cara com as mulheres que podem estar precisando de um apoio, de ajuda.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Búzios amplia acesso ao futsal para crianças e adolescentes

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.