O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta quinta-feira (11/1) a terceira edição do projeto Verão #TôNoRio, serviço de orientação e informações turísticas dedicado aos visitantes que estiverem em Copacabana. Para receber o turista, foi montado um estande de dois andares, com telões de led. E a Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) está presente com a campanha “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” e o protocolo de ação em grandes eventos e shows, com orientações que buscam garantir mais segurança para as mulheres que vivem e que visitam o estado do Rio de Janeiro.
-A ativação do protocolo “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” nos grandes eventos do Rio de Janeiro durante o verão, quando recebemos turistas do mundo inteiro e de várias regiões do país, é fundamental para oferecer acolhimento e locais seguros e respeitosos às mulheres. Além disso, a adoção desse protocolo atende à lei federal 14.786/2023, que institui mecanismo de combate ao constrangimento e à violência praticada contra mulheres em ambientes como casas noturnas, boates, bares, restaurantes, espetáculos musicais e demais locais fechados ou shows onde haja venda de bebidas alcoólicas – afirma a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio, o projeto Verão #TôNoRio é um local que oferece dicas e sugestões de roteiros nas 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro. Quem visitar o espaço de 300 metros quadrados montado na altura do posto 4, entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara, contará com o serviço de terça-feira a domingo, até o dia 31 de março. O local também terá uma programação especial de shows e atrações musicais, que acontecerão no segundo piso do estande, de quinta-feira a domingo.
– O projeto Verão #tônoRio consolida a promoção das 12 regiões turísticas do estado em um espaço onde a gente implementa cada vez mais qualidade para os nossos visitantes, além do conforto para quem vai estar aqui promovendo os destinos do RJ. E como tem sido em todos os nossos eventos, a Secretaria de Estado da Mulher é nossa parceira no trabalho de combate à violência contra a mulher. Essa é uma pauta que deve ser abraçada por toda a sociedade e uma da prioridades do governador Cláudio Castro – disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Nos telões de led do espaço, um vídeo reproduz atrações turísticas do estado, além de uma bela imagem do Cristo Redentor. O slogan da campanha “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” é uma das mensagens veiculadas.
Criado pela SEM-RJ, o protocolo “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” tem orientações que visam garantir mais segurança às mulheres para que elas possam aproveitar shows e grandes eventos sem serem importunadas ou agredidas. A ação, que vem sendo ativada em parceria com a produção de grandes eventos no estado do Rio de Janeiro desde 2023, inclui recomendações que vão desde a iluminação adequada em estacionamentos e banheiros, divulgação de canais de ajuda para mulheres em situação de emergência, à forma como os seguranças devem abordar e agir em casos de agressões e importunações. Também é indicado apresentar à vítima o aplicativo Rede Mulher, que possibilita registros on-line na delegacia, entre outros serviços.
Para a profissional de educação física Keila de Arruda, que dá aulas de beach tênis na Praia da Copacabana, o trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Estado da Mulher traz uma maior sensação de segurança para as mulheres em shows e eventos.
– É muito importante porque aumenta a segurança das mulheres nos shows, nos bares, nos festivais. É preciso ter respeito pela mulher. Temos que dar um basta – disse ela, que esteve na inauguração do espaço na orla de Copacabana.
A empresária Milena Andrade, que vive em Milão, na Itália, elogiou a iniciativa do governo do estado de criar a campanha:
– Este trabalho do protocolo é muito importante, porque atinge pessoas que estão em contato com o público e vão estar cara a cara com as mulheres que podem estar precisando de um apoio, de ajuda.