Search
Degradê com CSS

Secretaria de Desenvolvimento Social de Búzios divulga balanço da campanha “Não dê esmola, doe dignidade”

Na terça-feira (21), a pasta realizou uma programação no Gran Cine Bardot para apresentar o projeto aos empresários e sociedade civil. Foto: Matheus Coutinho.
Na terça-feira (21), a pasta realizou uma programação no Gran Cine Bardot para apresentar o projeto aos empresários e sociedade civil. Foto: Matheus Coutinho.

Dados mostram as abordagens feitas durante o período de outubro e novembro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), está promovendo durante este ano a campanha “Não dê esmola, doe dignidade”. O Serviço Especializado em Abordagem Social apresentou gráficos que mostram os avanços das atividades no período de outubro e novembro. As rondas foram feitas na Avenida José Ribeiro Dantas, próximo à Praça Santos Dumont, Praça de Manguinhos, na Banca do Charuto, Orla Bardot, Turíbio de Farias e Rua das Pedras.

As rondas são feitas em pontos estratégicos da cidade, e o recolhimento sempre respeita a vontade do indivíduo. Foto divulgação

Em outubro foram abordadas um total de 22 pessoas, sendo 18 homens e quatro mulheres. Três dessas pessoas retornaram ao município de origem, quatro foram encaminhados ao abrigo do estado, nove encaminhados para o CRERVIP, três possuem residência fixa e são cadastrados no CREAS do município, e um residente foi encaminhado ao CRAS para o cadastramento no Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. Apenas um casal com uma criança apresentou resistência, não quiseram se identificar ou conversar com a equipe. Eles não permanecem mais no município.

Em novembro cerca de seis pessoas foram abordadas, sendo que quatro retornaram ao município de origem e dois foram encaminhados para o CRERVIP. Todos eram usuários de substância psicoativas.

Segundo a pasta, promover a cidadania não é o mesmo que caridade. “A grande maioria das pessoas em situação de rua fazem uso abusivo de substâncias psicoativas como álcool e drogas”, explica a secretária da pasta, Joice Costa. Desta forma, a secretaria trabalha auxiliando essas pessoas que estão vulneráveis e acompanha o processo, sempre respeitando a vontade do indivíduo, seja retornando ao município de origem ou acolhendo em instituições em municípios vizinhos a partir da regulação de vagas.

Na terça-feira (21), a pasta  realizou um diálogo aberto com comerciantes e empresários e, também, com a sociedade civil, sobre os moradores em situação de rua que utilizam dos espaços públicos para viver. O evento foi realizado no Gran Cine Bardot.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!