Uma ação conjunta entre a Secretaria da Mulher, Guarda Municipal e Polícia Militar, pelo fim da violência contra a mulher, chamou a atenção de quem passou pelo Departamento de Polícia Ostensiva (DPO) de Manguinhos. A iniciativa marcou o fim do chamado “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização sobre as diferentes formas de violência à mulher.
A blitz teve como principal objetivo divulgar os serviços de proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), da Patrulha Maria da Penha e da Guarda Municipal.
Segundo a secretária da Mulher e do Idoso, Daniele Guimarães, viver com dignidade e sem violência é um direito de toda mulher garantido em lei: “Vamos ficar atentos aos sinais de violência doméstica e familiar. Se você identificar algum caso, não deixe de escutar e acolher a vítima e denunciar o agressor. Busque orientação no Ceam, chame a Patrulha, toda mulher deve viver sem violência. O combate à violência é o ano todo”.
Além da equipe do Ceam, a Patrulha Maria da Penha e os Guardiões da Vida, da Polícia Militar, também participaram da blitz.
de Atendimento à Mulher de Búzios (CEAM-Búzios) registrou, somente no primeiro semestre deste ano, 478 atendimentos relacionados a violência. Já ao longo de todo ano de 2021 mais de 700 acolhimentos foram realizados no município. O município de Búzios já contabiliza 5 feminicídios este ano.