Search
Degradê com CSS

Búzios desmembra Meio Ambiente e cria secretaria focada no clima

Nova pasta será comandada por Evanildo Nascimento e terá estrutura técnica voltada para projetos ambientais estratégicos; fundos ambientais permanecem sob gestão da Secretaria de Meio Ambiente, agora chefiada por Roseli de Almeida Pereira
Búzios sediará o Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica com a Búzios Sailing Week 2025 entre os dias 17 e 20 de abril / foto divulgação
Búzios sediará o Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica com a Búzios Sailing Week 2025 entre os dias 17 e 20 de abril / foto divulgação

A Prefeitura de Búzios deu início a uma reestruturação na gestão ambiental do município com a criação da Secretaria do Clima e Sustentabilidade. De acordo com o prefeito Alexandre Martins, a nova pasta tem como missão principal enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas com abordagem técnica, estratégica e foco em ações de longo prazo. A nomeação de Evanildo Cardoso Nascimento para o comando da nova secretaria foi oficializada na segunda-feira (20).

A mudança ocorre paralelamente à exoneração de Evanildo do cargo anterior de secretário municipal do Ambiente e Urbanismo, função que ocupava desde abril de 2024. A saída foi formalizada por meio da Portaria nº 990, com efeito retroativo a 19 de maio, conforme publicação no Diário Oficial do Município (edição nº 532).

A criação da Secretaria do Clima torna Búzios a segunda cidade brasileira a estabelecer uma estrutura governamental com esse foco – a primeira foi Niterói, onde Búzios participou de eventos e articulações que inspiraram o novo desenho institucional.

O novo órgão, de acordo com Evanildo à Prensa, nasce com a proposta de compor uma equipe exclusivamente técnica, responsável por projetos como recuperação de áreas degradadas, ampliação de unidades verdes urbanas e costeiras e elaboração de planos de ação contra eventos climáticos extremos, como enchentes e chuvas intensas.

A pasta também atuará na captação de recursos internacionais, considerados fundamentais para o financiamento das ações propostas.Entre as iniciativas planejadas, está a proposta de criação do Fundo Climático de Búzios, a ser submetida à Câmara Municipal.

O secretário Evanildo Cardoso / foto divulgação

O fundo será um instrumento específico voltado exclusivamente à agenda climática, inspirado em modelos adotados por outros municípios brasileiros. 

Fundo ambiental permanece com Meio Ambiente – Os recursos atualmente geridos pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente continuam sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, agora chefiada por Roseli de Almeida Pereira

De acordo com a Prefeitura, a separação das estruturas visa descongestionar as atribuições técnicas e administrativas, permitindo que ambas as secretarias atuem de forma mais eficiente e especializada.

A portaria está disponível no Diário Oficial: https://www.armacaodosbuzios.rj.gov.br/diariooficial

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Escritora de Cabo Frio será a única brasileira a participar de Feira Internacional de Poesia na Romênia

Búzios oferece vagas de emprego para cozinheiro e auxiliar de serviços gerais

Professora de São Pedro da Aldeia será expositora na Bienal do Livro do Rio 2025

Instituto Dominus inicia projeto Global School com visita técnica à universidade nos EUA

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!