O Sebrae/RJ apresentou esta semana, no Salão de Convenções do Hotel Pérola Búzios, no centro,o Programa para fortalecer o Turismo na Região dos Lagos. A iniciativa tem como objetivo aumentar a competitividade da cadeia de turismo, envolvendo cerca de 60 empresas do segmento, entre agências de turismo, hospedagem, bares e restaurantes, transportes turísticos, entre outros, de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. O projeto, batizado de “Fortalecimento do Mercado de Turismo e suas Novas Formas de Comercialização”, inicia sua primeira fase com encontros nesta terça-feira (6) em Cabo Frio e Búzios, e no dje, dia 7, em Arraial do Cabo, reunindo técnicos do Sebrae, Secretaria de Turismo de Cabo Frio, Convention& Visitor Bureau, Sindicato dos Hotéis de Bares e Restaurantes, Associação Comercial e Turística e outras entidades empresariais do setor, para discutir o tema com foco em cada um dos destinos turísticos.
Além de empresários e colaboradores ligados ao setor de turismo de Búzios, estiveram presentes o Secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Cesar Fernandes, e o presidente do Búzios Convention & Visitors Boreau e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares ( SindSol ), empresário Thomas Weber.
No próximo dia 21, haverá um encontro regional com representantes dos três municípios, onde serão discutidas ações comuns às três regiões. Segundo Ana Claudia Vieira, coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, o projeto identificará gargalos hoje existentes no turismo da região e irá planejar ações para romper essas barreiras e ajudar as empresas a ganharem mercado. Um dos principais focos é a construção de novas formas de comercializar destinos e roteiros turísticos.
Assim como fez no projeto de moda praia, o Sebrae pretende em conjunto com os empresários investir em uma identidade turística para a região. Também estão previstas oficinas de inovação, consultorias tecnológicas, participação em feiras para divulgar os destinos, promoção de eventos e até a construção de um portal de turismo para a Região dos Lagos. “Nosso foco é melhorar a experiência turística. Vamos trabalhar junto com empresários e especialistas nos diversos temas para ajudar o turismo a crescer. Isso inclui desde investir no ambiente digital para atrair turistas até lançar mão de ações diversas de relacionamento com clientes, de modo a fidelizar clientes”, diz ela.
Ao fim do trabalho, o Sebrae espera aumentar o fluxo de clientes para as empresas participantes e melhorar sua competitividade no mercado. As empresas interessadas podem procurar o Sebrae pelo telefone (22) 2643-0805.