Considerado o maior prêmio do jornalismo empreendedor realizado no Brasil, a 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – etapa estadual Rio de Janeiro, foi realizada pelo Sebrae Rio na noite desta quinta-feira, dia 29, em um restaurante na Marina da Glória. Dos 74 trabalhos inscritos – nas categorias vídeo, texto e áudio, nove foram selecionados pelo júri estadual e além da premiação local, que conta com placas e certificados, ganharam vouchers para aquisição de equipamentos. Os vencedores da etapa Rio de Janeiro foram: Jersey Ferreira, do Notícia Preta; Flávia Vieira, do podcast “Se Minha Memória Não Falha”; e Assimina Argentini, da TV Globo. Agora, eles seguem para a etapa Regional da premiação representando o Rio de Janeiro. Os primeiros colocados nessa etapa vão, então, disputar a etapa Nacional.
“É uma alegria muito grande participar desse prêmio do Sebrae. Quero agradecer, por essa oportunidade e de dar visibilidade a todos os veículos que falam dos pequenos negócios. Nós, jornalistas, somos contadores de histórias. É muito bom poder contar histórias e ainda ser reconhecido por esse trabalho”, comemora Jersey Ferreira, do Notícia Preta.
“O empreendedorismo impulsiona a nossa economia e reconhecer a relevância do jornalismo neste segmento é reconhecer a importância das micro e pequenas empresas para o país. Esse é o momento de valorizar a profissão do jornalista. Muitos empreendedores detectam oportunidades por meio dos veículos de imprensa. Estamos felizes de proporcionar esse encontro e reforçar que essa troca entre grandes veículos e mídia independente é de suma importância para dar cada vez mais voz a quem empreende em nosso país”, destaca Débora Finamore, gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamento Digital.
A noite de homenagens contou com todos os jornalistas finalistas e seus respectivos editores e gerentes de jornalismo. Participaram equipes dos jornais TV Globo, TV Brasil, Rádio Roquette Pinto, podcast Se Não Me Falha a Memória, Notícia Preta, Data Labe e portal Costa do Sol, além dos diretores, membros do Conselho Deliberativo e gerentes de diversas áreas do Sebrae Rio.
“Esse reconhecimento de uma entidade tão respeitosa como o Sebrae, que apoia os pequenos negócios, é muito importante. Nosso trabalho é feito de forma artesanal e tão independente, que tenta resgatar essa temática e que nem sempre tem a atenção que merece. Foi muito enriquecedor estar aqui e poder trocar com diferentes colegas de profissão. O Sebrae acerta quando premia para as pluralidades de vozes”, celebra Flávia Vieira, do podcast “Se Minha Memória Não Falha”.
A nona edição do Prêmio tem como tema “A importância dos pequenos negócios para a economia do país”. Serão premiados, na final Nacional, os conteúdos que melhor abordem o assunto, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo dos pequenos negócios no Brasil, como: empreendedorismo; produtividade e competividade; inovação e startups; inclusão produtiva a sustentabilidade; transformação digital; políticas públicas e legislação; e acesso a crédito. A banca avaliou os trabalhos a partir de critérios como relevância do conteúdo da notícia, escrita, produção, impacto e benefício público, ética, originalidade, inovação e criatividade.
“Ficamos felizes com a indicação de dois programas nossos para a premiação. Os pequenos negócios representam uma força muito grande no Brasil, seja na geração de empregos, de renda e criatividade nos negócios. Esse prêmio é um reconhecimento em termos jornalísticos que de alguma forma seguimos um caminho bacana de ouvir e contar essas histórias que são tão inspiradoras”, vibra Aline Beckstein, da TV Brasil.
Os primeiros lugares de cada categoria se classificam para a etapa regional onde irão concorrer com os primeiros lugares dos demais estados da Região Sudeste. Nessa fase, será escolhido o representante da região para a etapa Nacional. Na última etapa, as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul serão representadas na grande final.
Confira os vencedores:
Prêmio Sebrae de Jornalismo – 9ª edição Etapa Estadual – Rio de Janeiro
CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO
– 1º lugar:
Matéria: Empreendedorismo negro resiste através da história
Veículo: Notícia Preta
Representante do trabalho: Jersey Simon da Silva Ferreira
– 2º lugar:
Matéria: Nevou no RJ
Veículo: Data Labe
Representante do trabalho: Elena Wesley
Equipe: Nicolas Noel, Eloah Mota, Kezia Antero
– 3º lugar:
Matéria: Projeto Bonecas Negras resgata cultura e artesanato em Armação dos Búzios
Veículo: Portal Costa do Sol
Representante do trabalho: Fernanda Guterres Santana
CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO
– 1º lugar:
Matéria: Economia Solidária
Veículo: TV Globo
Representante do trabalho: Assimina Vlahou Argentini
– 2º lugar:
Matéria: Gastronomia da Solidariedade
Veículo: TV Brasil
Representante do trabalho: Aline Beckstein
Equipe: Renata Cabral, Eric Gusmão, Sandro Tebaldi, Ronaldo Parra, Rodolpho Rodrigues, Eduardo Sá, Cláudio Tavares, Yuri Freire
– 3º lugar:
Matéria: Negócios de Impacto
Veículo: TV Brasil
Representante do trabalho: Aline Beckstein
Equipe: Luciana Góes, Gabriel Penchel, Eric Gusmão, Felipe Messina, Júlia Gon, Leonardo Lamad, William Sales, Maurício Aurélio Marcelo, André Rodrigo Pacheco, Sigmar Gonçalves, Alexandre Souza
CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO
– 1º lugar:
Matéria: Dona Angélica Moreira: comida, diáspora e encontro
Veículo: Se Não Me Falha a Memória
Representante do trabalho: Flávia Vieira
Equipe: Elismar Braga
– 2º lugar:
Matéria: Projeto Gamming Parque
Veículo: Rádio Roquette-Pinto
Representante do trabalho: Wellington Andrade
– 3º lugar:
Matéria: Favela Mundo – inclusão
Veículo: Rádio Roquette-Pinto
Representante do trabalho: Jorge Ramos
Equipe: Thiago Gomide