Impacto ambiental, responsabilidade social e governança corporativa são princípios da ESG, que vêm sendo adotados por várias empresas no mundo. Os pequenos negócios também podem e devem equilibrar lucro com consciência social, ambiental e transparência em seu dia a dia. Para apoiar quem empreende nesta caminhada sustentável, o Sebrae Rio criou um manual gratuito de “Boas práticas de ESG nos pequenos negócios”, que pode ser acessado pelo link.
“As micro e pequenas empresas podem integrar e implementar boas práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança) em suas estratégias empresariais, inclusive como diferencial competitivo, tornando-as mais atrativas no mercado. Os empreendedores devem estar atentos às novas oportunidades de negócios e às soluções disponíveis para a adoção dessas práticas, garantindo a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo de seus empreendimentos”, esclarece Andréia Lopes, coordenadora de Conexões Corporativas do Sebrae Rio.
A implementação das diretivas de ESG atrai consumidores mais conscientes e investidores pautados pelo compromisso sustentável e responsabilidade social. Para isso, o Sebrae Rio lista 12 medidas que o empreendedor pode adotar dentro das suas empresas.
- Pense em ações de pequeno, médio e longo prazos para sua empresa;
- Invista em conhecimento específico sobre ESG;
- Promova entre seus colaboradores e parceiros a cultura das boas práticas;
- Priorize e antecipe regulamentações e certificações;
- Pesquisa ações de energia limpa para implementar no seu negócio;
- Busque meios de tornar sua cadeia produtiva eficiente e sustentável;
- Esteja a par dos eventos climáticos e compromissos em todo o mundo;
- Implemente ações sociais e ambientais efetivas e compartilhe conhecimento com a comunidade no seu entorno;
- Eduque o consumidor de forma imparcial a respeito dos impactos climáticos;
- Incentive o consumo consciente e incorpore a circularidade no negócio;
- Seja exemplo de igualdade e justiça social, buscando implementar ações inclusivas;
- Seja transparente na comunicação com o público final.