Uma pesquisa do Sebrae revelou que 56% dos pequenos empreendedores no Rio de Janeiro têm dívidas em aberto, que representam uma parcela significativa de seus custos mensais. Enquanto 81% dos empreendedores afirmam que essas dívidas correspondem a até metade das despesas mensais, 15% relatam que superam 50% dos gastos de suas empresas. Apesar da necessidade, 70% dos empresários não buscaram empréstimos recentemente, e dos que tentaram, 53% tiveram o pedido negado.
Como resposta, o Sebrae, em parceria com o BNDES, lançou o Programa Acredita, com a promessa de facilitar o acesso ao crédito a juros mais baixos e oferecer suporte especializado. O programa visa superar obstáculos comuns, como a falta de garantias e dificuldades de pagamento. “O Acredita proporciona condições para que pequenos negócios acessem crédito com segurança, buscando minimizar as barreiras mais comuns,” explicou Julio Freitas, diretor do Sebrae Rio.
Iniciativa Desenrola Brasil oferece novo suporte
Aprovado pela Lei 14.995, o Programa Acredita foi destaque no evento “Acredite no Seu Negócio” na última sexta-feira, com o anúncio de um fundo garantidor que poderá liberar até R$ 9,4 bilhões em crédito. Além do fundo, o Sebrae disponibiliza uma Calculadora de Planejamento Financeiro Empresarial no site oficial (sebrae.com.br/acredita), para ajudar empreendedores a projetarem suas finanças e adequar as parcelas de renegociação às receitas da empresa.
Como funciona o Fundo Garantidor BNDES-Sebrae?
- Cobertura: até 80% por operação de crédito para MEIs, micro e pequenas empresas.
- Prazos e condições: variam de 12 a 120 meses, com carência mínima de três meses.
- Limites por operação: MEI (10%), Micro (8%) e Pequena Empresa (7%).
- Instituições habilitadas: incluem bancos e fintechs com carteiras PJ.
Os bancos credenciados pelo BNDES definirão as taxas e condições específicas. Empreendedores interessados devem procurar o banco de confiança, que deve estar habilitado ao fundo para oferecer o crédito assistido, com suporte financeiro especializado fornecido pelo Sebrae.