Nesta quarta-feira (8), estreou o filme “Saúde tem Cura”, dirigido por Silvio Tendler em parceria com Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O audiovisual aborda a potência e as fragilidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A produção pode ser assistida no canal de YouTube da produtora cinematográfica Caliban e já está disponível por meio deste link.
O filme mostra como era o Brasil antes da implantação desse sistema de saúde, fala da luta para a sua criação, traça um panorama da atualidade e pensa o futuro da saúde pública. É importante ressaltar que o SUS é o único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente.
A obra tem 1h35 é no formato de documentário e conta com depoimentos de profissionais que participaram da sua criação; de médicos como Drauzio Varella, Paulo Niemeyer e Margareth Dalcolmo; de profissionais que atuam no dia a dia do sistema; de representantes da sociedade civil e de usuários.