A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu, na última semana, um encontro com o objetivo de chamar atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental. A Roda de Conversa, que aconteceu no Ambulatório de Saúde Mental, foi aberta ao público e conduzida por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistente social e fonoaudióloga da rede municipal. O ‘Janeiro Branco’, como ficou conhecido o mês de atividades sobre o tema no Brasil, promove ações e indica caminhos para ajudar a população na busca por tratamento.
“Essa iniciativa é muito importante porque a Saúde Mental é um tema que ainda enfrenta muitos preconceitos e em muitos espaços é tratado como tabu”, disse Jenifer dos Santos, gerente do Ambulatório de Saúde Mental.
ONDE PROCURAR AJUDA
A cidade de Rio das Ostras conta com uma rede de atenção psicossocial que inclui o Ambulatório de Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), as equipes de Saúde da Família (ESF), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Hospital Municipal Dra Naelma Monteiro, além das unidades de emergência: a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e o Resgate Municipal, que faz a remoção de pacientes na atenção pré-hospitalar. O Resgate pode ser acionado pelo número 192.
O Ambulatório de Saúde Mental atende de segunda a sexta, das 8h às 21h, e fica na Rua Maria Letícia, 45, no Centro. O telefone para informações é (22) 2771-5732. O Caps funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e fica na Rua Resende, 177, no Jardim Mariléa. O telefone é (22) 2771-4130.
SOBRE O JANEIRO BRANCO
O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental. O objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental. Uma humanidade saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos.