A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) e a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos divulgaram cronograma de ações integradas contra a dengue para as próximas semanas.
Nesta quinta-feira (7), equipes partiram da Praça Principal do Aeroporto às 8 horas para realizar remoção de depósitos e visitas domiciliares. A ação se estenderá até o dia sábado (9), com a adição de atividades educacionais e panfletagem.
Na semana seguinte, a equipe se deslocará para o Centro da cidade, saindo da Praça Washington Luiz no dia 14, às 8 horas. As atividades serão as mesmas realizadas no Aeroporto, se estendendo até o dia 16, com foco na remoção de criadouros do mosquito e conscientização da população.
Por fim, nos dias 21 a 23, a ação será realizada no bairro Lagomar, com saída do Terminal local às 08 horas. Novamente, a equipe realizará remoção de depósitos, visitas domiciliares, ação educacional e panfletagem, reforçando a importância da prevenção e combate à dengue.
Essas ações integradas são essenciais para controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e conscientizar a população sobre a importância de manter seus ambientes livres de criadouros. A participação de todos é fundamental para o sucesso dessa iniciativa e para a promoção da saúde pública – destacou o secretário de Saúde, Alexandre Cruz.
O gestor da Cevas, Luan Campos, ressaltou que a participação de todos é fundamental no combate à dengue. “A população deve estar ciente dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d’água bem fechadas podem fazer toda a diferença na prevenção da dengue”, citou.
Estamos unidos pela saúde pública! Nossas secretarias e toda a cidade estão mobilizadas na ação integrada contra a dengue. Priorizamos os bairros com maior incidência de casos positivos e notificados, removendo resíduos que possam acumular água. Juntos, venceremos essa batalha semanalmente – comentou o secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Silva.