Paciente é aluno da rede municipal e foi transferida para o Hospital Federal dos Servidores do Estado, na capital
A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia registrou um caso suspeito de meningite na cidade. A criança é um aluno da rede municipal de ensino e já foi transferido para o Hospital Federal dos Servidores do Estado, na cidade do Rio de Janeiro.
A Secretaria destacou que está tomando todas as providências estipuladas pela Secretaria Estadual de Saúde, inclusive indo às escolas para avaliar a situação epidemiológica.
Já a Secretaria de Educação disse que todos os protocolos de prevenção estão sendo realizados, e ressaltou que todas as pessoas que tiveram contato direto com o aluno estão realizando 15 dias de isolamento. Os alunos da unidade foram vacinados. A pasta não divulgou o nome da escola.
A Secretaria orienta que as pessoas que apresentem sintomas procurem imediatamente o Pronto Socorro Municipal.
Sobre a meningite
De acordo com a Biblioteca Virtual, do Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro; é causada, principalmente, por bactérias ou vírus e nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas.
Os principais sintomas são: febre alta; dor de cabeça forte; vômitos (nem sempre, inicialmente); rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça); manchas vinhosas na pele; estado de desânimo, moleza.