O Núcleo de Estudos Críticos do Discurso e Teoria Queer (NuQueer) homenageia a acadêmica, professora e travesti, Sara Wagner York, batizando uma biblioteca virtual com o nome da ativista dos direitos LGBTQI.
A Biblioteca Digital Sara Wagner é um dos maiores repositórios de textos sobre a discussão de gênero e sexualidade em uma perspectiva queer. O biblioteca possui centenas de títulos digitais e digitalizados: livros, teses, revistas, entrevistas, artigos e outros documentos. Autores como Michel Foucault, Judith Butler, Paul B. Preciado, Guacira Lopes Louro são algumas das principais referências.
De acordo com o NuQueer, a nomeação é “como uma homenagem à pedagoga, artista e professora Sara Wagner York”. O núcleo reafirma que a “biblioteca procura difundir também a importância dessa ativista transfeminista no Brasil, uma das poucas travestis tituladas mestras e um dos nomes mais combativos em eventos militantes sobre as questões queer”.
Para acessar o arquivo da biblioteca, basta clicar no link www.nuqueer.org, onde será direcionado a um drive do Google com os materiais classificados e indexados.
O trabalho de Sara Wagner York é facilmente encontrado nas redes sociais, com destaque a suas traduções no site Medium.
Quem é Sara Wagner York
Sara Wagner York ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Júnior, mulher trans/travesti, pai e avó. Graduada em Letras – Inglês e Literaturas em Língua Inglesa (Licenciatura / UNESA), Pedagogia (Licenciatura / UERJ ) e Letras Português e literaturas (Licenciatura /UNESA). Voluntária por dois anos junto a ONG Britânica Sahir House no Reino Unido que atua em ações de inclusão de refugiados oriundos do Oriente Médio e África.
Desenvolve pesquisa em transmigrações, movimentos LGBTI+ e Educação (Escola pública, infâncias, crianças e adolescentes) e formação para educação democrática. Premiada com a Medalha ALUMNI da Universidade Estácio de Sá (2017) pelos trabalhos científicos desenvolvidos na instituição e atuação junto à comunidade, participa de grupos focais Trans/travestis, QUEER e CRIP.
Especialista em Escola de Tempo Integral e Orientação escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar. Titulada com um Mestrado em Educação – pelo GENI – Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde, cujo pesquisas são norteadas pelo Prof. Dr. Fernando A. Pocahy – ProPEd – UERJ. Bolsista CNPq.
Área de interesse: Educação; Crianças e Adolescências; Travestilidade; Transparentalidade ; Subjetivação e cotidiano.