Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Sara Wagner York empresta nome à biblioteca de Estudos da Teoria Queer

Sara Wagner York é mulher, pai e avó. Ela escreve ocasionalmente para a Revista Eletrônica Prensa de Babel
Sara Wagner York é mulher, pai e avó. Ela escreve ocasionalmente para a Revista Eletrônica Prensa de Babel

O Núcleo de Estudos Críticos do Discurso e Teoria Queer (NuQueer) homenageia a acadêmica, professora e travesti, Sara Wagner York, batizando uma biblioteca virtual com o nome da ativista dos direitos LGBTQI.

A Biblioteca Digital Sara Wagner é um dos maiores repositórios de textos sobre a discussão de gênero e sexualidade em uma perspectiva queer. O biblioteca possui centenas de títulos digitais e digitalizados: livros, teses, revistas, entrevistas, artigos e outros documentos. Autores como Michel Foucault, Judith Butler, Paul B. Preciado, Guacira Lopes Louro são algumas das principais referências.

De acordo com o NuQueer, a nomeação é “como uma homenagem à pedagoga, artista e professora Sara Wagner York”. O núcleo reafirma que a “biblioteca procura difundir também a importância dessa ativista transfeminista no Brasil, uma das poucas travestis tituladas mestras e um dos nomes mais combativos em eventos militantes sobre as questões queer”.

Para acessar o arquivo da biblioteca, basta clicar no link www.nuqueer.org, onde será direcionado a um drive do Google com os materiais classificados e indexados.

O trabalho de Sara Wagner York é facilmente encontrado nas redes sociais, com destaque a suas traduções no site Medium.

Quem é Sara Wagner York

Sara Wagner York ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Júnior, mulher trans/travesti, pai e avó. Graduada em Letras – Inglês e Literaturas em Língua Inglesa (Licenciatura / UNESA), Pedagogia (Licenciatura / UERJ ) e Letras Português e literaturas (Licenciatura /UNESA). Voluntária por dois anos junto a ONG Britânica Sahir House no Reino Unido que atua em ações de inclusão de refugiados oriundos do Oriente Médio e África.

Desenvolve pesquisa em transmigrações, movimentos LGBTI+ e Educação (Escola pública, infâncias, crianças e adolescentes) e formação para educação democrática. Premiada com a Medalha ALUMNI da Universidade Estácio de Sá (2017) pelos trabalhos científicos desenvolvidos na instituição e atuação junto à comunidade, participa de grupos focais Trans/travestis, QUEER e CRIP.

Especialista em Escola de Tempo Integral e Orientação escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar. Titulada com um Mestrado em Educação – pelo GENI – Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde, cujo pesquisas são norteadas pelo Prof. Dr. Fernando A. Pocahy – ProPEd – UERJ. Bolsista CNPq.

Área de interesse: Educação; Crianças e Adolescências; Travestilidade; Transparentalidade ; Subjetivação e cotidiano.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/05/04/em-live-colunista-da-prensa-a-professora-e-travesti-sara-wagnerdefende-mestrado-nesta-segunda-feira-4/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios confirma avanço nas discussões sobre Taxa de Turismo Sustentável

Outubro Rosa mobiliza Estado do Rio e municípios da região com ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Documentário resgata história do Canal Campos-Macaé no 1º Circuito Macaense de Cinema Independente

Cabo Frio celebra diversidade com show de Ana Carolina na 20ª Parada do Orgulho LGBTI+

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]