Menu

Cidades

​​Saquarema Surf Festival vai sediar a 2ª etapa do circuito em abril

Evento acontece entre os dias 15 e 21 de abril na praia de Itaúna, em Saquarema
Alonso Correa / Créditos: Thiago Diz
Alonso Correa / Créditos: Thiago Diz

A Capital Nacional do Surf receberá, pelo quarto ano consecutivo, o maior festival da modalidade da América do Sul: O Saquarema Surf Festival. Apresentado pela Prefeitura de Saquarema e em memória a Leo Neves, o evento acontecerá entre os dias 15 e 21 de abril, na praia de Itaúna, em Saquarema. O festival reunirá nomes consagrados do esporte mundial e nacional, além da nova geração.

O Saquarema Surf Festival se consolidou no calendário dos grandes eventos nacionais e sul-americanos por abranger três competições distintas, que irão pontuar para os rankings regionais 2024/2025 da WSL Latin America:  Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior, nas categorias masculina e feminina – com o princípio de igualdade na premiação para homens e mulheres. Neste ano, o evento ocupará uma área quase duas vezes maior do que a edição anterior, com aproximadamente 1.200 metros quadrados.

Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, explica os motivos que fazem a expectativa para a segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe ser tão alta: “O QS 5.000 é o mais elevado nível do Qualifying Series. Saquarema está acostumada a receber eventos grandiosos da modalidade, que enchem os olhos do público, não por acaso o Championship Tour e o Challenger Series também acontecem na cidade. Esta edição também reserva a presença de surfistas renomados e que devem alavancar ainda mais o espetáculo na Praia de Itaúna”, afirmou.

Entre os atletas confirmados está a catarinense Tainá Hinckel, campeã do Saquarema Surf Festival 2023 (QS 5.000) e atual campeã sul-americana de 2023/2024, que irá representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris.

Já são aproximadamente 200 inscritos e o número pode superar os 215 do ano passado. Somente no QS 5.000, são 131 participantes, como: Matheus Herdy, Alejo Muniz, Lucas Silveira, Lucas Chumbo, Matheus Navarro, Ryan Kainalo, Wiggoly Dantas, Valentin Neves (filho do ídolo local Leo Neves), Silvana Lima, Bela Nalu, Juliana Santos, Daniela Rosas (Peru), Laura Raupp, Kemily Sampaio e Yanka Costa.

Dedicado a comunidade do surfe e também ao estilo de vida saquaremense, o Festival vai além da competição mantendo a tradição de revelar ídolos da modalidade. Desde 2021 se destaca o trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Treinamento Leo Neves (surfista carioca falecido em 2019, bicampeão brasileiro e que fez parte da elite mundial), que atende gratuitamente atletas iniciantes e profissionais entre 10 a 20 anos, valorizando os talentos locais.

Skate no Saquarema Surf Festival

Em 2024, o evento cresceu e vai explorar outras modalidades. Palco de grandes competições mundiais do surfe, a praia de Itaúna receberá nesta quarta edição uma competição de skate. Uma pista de 16 metros de comprimento por 10 metros de largura será construída para proporcionar um show de manobras no sábado, dia 20, com dois times. Um deles será o de Pedro Barros, medalhista olímpico (Prata em Tokyo 2020) e oito vezes campeão mundial no Skate Park.

Haverá uma seletiva interna na primeira fase, onde os times competem entre si. Já na segunda fase, os classificados se enfrentarão para garantir uma vaga para a final. Na Grande Final, a disputa será entre os dois melhores skatistas do masculino e do feminino.

Após a decisão do título haverá o Cash For Tricks. Nesta disputa, a pista ficará aberta para os atletas tentarem as melhores manobras, onde será avaliado o grau de dificuldade. Quem acertar será premiado com um valor em dinheiro.

Isabelle Nalu / Créditos: Thiago Diz

Será uma semana bem agitada em Itaúna. O evento reunirá, ainda, várias atrações e ações de sustentabilidade, além de uma área de ativações de patrocinadores. Na sexta-feira e sábado, 19 e 20, a música invadirá o festival com shows de bandas locais. Haverá, ainda, uma arquibancada com capacidade para 120 lugares para que o público possa acompanhar as manobras dos skatistas.

A quarta edição do Saquarema Surf Festival é apresentada pela Prefeitura de Saquarema, tem patrocínio do Banco do Brasil, Monster Energy, G-Shock Brasil e Verde Campo e com apoio da Juçai e TVB. Parceiro institucional Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) e ASS (Associação de Surfe de Saquarema). Com realização 213 Sports, vertical de esportes da V3A, o evento é licenciado pela WSL Latin America.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos