Saquarema vai receber a partir desta quinta (23) os maiores surfistas mundiais e amantes do esporte. Após ser adiado por mais de dois anos devido às restrições da Covid-19, o município receberá, durante uma semana, os surfistas para participar da 8ª etapa do Campeonato Mundial de Surf. O evento esportivo é dividido em dez etapas durante cada temporada e realizada em sete países diferentes, a Oi Rio Pro, apresentado pela Corona, será a única realizada na América do Sul. A competição será do dia 23 ao dia 30 de junho, na Praia de Itaúna.
No evento será definido o Top 5 feminino e masculino, que decidirão os títulos da temporada 2022, no Rip Curl WSL Finals, em Lower Trestles, San Clemente, na Califórnia, em setembro. Saquarema é conhecida como “Macaranã do Surf”, e estará presente sufistas como Filipe Toledo, atual número um do ranking; além de Jack Robinson, João Florença, Kanoa Igarashi, ítalo Ferreira e Kelly Slater. Já na categoria feminina, estarão presentes as surfistas Brisa Hennessy, Carissa Moore, Tyler Wright, Isabella Nichols, Tatiana Weston Webb, entre outras.
Evento esportivo incentiva a economia local
Com a chegada do evento os comerciantes e redes hoteleiras estão confiantes com o aumento do fluxo econômico, que pretende movimentar uma média de 40 mil pessoas por dia nas areias da Praia de Itaúna. Segundo a Prefeitura, a média da ocupação hoteleira já está com a capacidade elevada, com pousadas e hotéis com 100% das acomodações ocupadas há pelo menos um mês.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.