O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou nesta quarta-feira (10) uma operação para combater a extração ilegal de terra em Saquarema, na Região dos Lagos. A ação foi motivada por uma denúncia recebida pela Superintendência Regional Lagos São João.
No distrito de Bacaxá, técnicos percorreram a Rua Dr. Roberto Keli e encontraram o desmatamento de cerca de três hectares de Mata Atlântica, área equivalente a três campos de futebol. Além da devastação, os agentes flagraram atividade de extração mineral sem licença ambiental.
O maquinário utilizado foi apreendido e o responsável pelo terreno autuado. Segundo o Inea, a multa pode variar entre R$ 400 mil e R$ 1 milhão, conforme a Lei Estadual nº 3.467/2000. O homem foi encaminhado à 124ª Delegacia de Polícia Civil, onde prestou esclarecimentos.
“Precisamos da ajuda de toda a sociedade para impedir ações criminosas como essa, que colocam em risco fauna, flora, mananciais e o equilíbrio da nossa biodiversidade”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
De acordo com especialistas, a extração ilegal de terra provoca impactos como erosão, assoreamento de rios, perda da biodiversidade e modificação da paisagem.
Denúncias sobre crimes ambientais no Rio de Janeiro podem ser feitas pelo Linha Verde: 0300 253 1177 (interior), 2253-1177 (capital) ou pelo aplicativo Disque Denúncia Rio, que permite envio de fotos e vídeos com garantia de anonimato.