A praia em foco é Itaúna, com 1,5k de extensão é conhecida por ser perfeita para praticar surf
Após a participação do XV Workshop Bandeira Azul as expectativas de Saquarema para receber o selo Bandeira Azul aumentaram. O encontro aconteceu em Cabo Frio e reuniu centenas de pessoas com o objetivo de obter o selo e a manutenção dele. Durante os dois dias de evento os municípios debateram assuntos como a balneabilidade das praias, códigos de conduta, educação ambiental, e conheceram detalhadamente os 34 critérios exigidos para obter a certificação internacional. A praia em destaque para receber o selo é Itaúna, que poderá se unir às 22 praias e seis marinas com selo em todo o país.
Itaúna é conhecida como templo do surf, está a cerca de 2 km do centro do município. Tem 1,5km de extensão, com águas frias, porém atrativas para quem busca a prática do esporte. A praia é sede de inúmeros campeonatos nacionais e internacionais de surf e bodyboard. Além disso, é cercada por vegetação rasteira.
O evento que aconteceu na Universidade Veiga de Almeira, em Cabo Frio, também resultou na união das cidades como Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Niterói, Angra dos Reis, Búzios e Rio de Janeiro, que estão com o mesmo objetivo de fomentar um polo das atividades de preservação e conscientização ambiental no Estado.
Atualmente, o Brasil tem 22 praias e seis marinas com o selo Bandeira Azul, porém, este número pode chegar a 40 na próxima temporada. Santa Catarina é o estado recordista com 12 praias e seis marinas, podendo em breve aumentar este número. No Rio, as praias da capital Reserva e Prainha já possuem o selo, em Niterói a Praia Sossego, em Angra dos Reis, a marina Costabella, e em Cabo Frio o selo pertence à Praia do Peró.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.