Menu

Cidades

São Pedro oferece gratuitamente órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção

Pedido deve ser feito no Centro Municipal de Reabilitação e Habilitação
Foto: Priscila Alves
Foto: Priscila Alves

Os moradores de São Pedro da Aldeia com prescrição para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção não cirúrgicos, como cadeiras de rodas e de banho, bengalas, muletas, calçados para pés diabéticos e andadores, entre outros, devem seguir o fluxo de atendimento estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

O paciente ou seu responsável deve comparecer ao Centro Municipal de Reabilitação e Habilitação, localizado no Centro, portando cópias do RG, CPF, cartão do SUS, laudos, relatórios, exames e comprovante de residência atualizado. Não é necessário agendamento.

No local, um fisioterapeuta fará a avaliação e, constatada a necessidade do munícipe, será entregue laudo/encaminhamento/guia de solicitação para obtenção de órtese, prótese e meios auxiliares (OPM).

Em seguida, o paciente ou seu responsável deverá comparecer ao setor de Regulação Municipal, para que seja incluído no Sistema de Regulação de Niterói (SERNIT), levando cópia e original do RG, CPF, cartão do SUS, laudos, relatórios, exames e comprovante de residência atualizado, além da guia emitida pelo Centro Municipal de Reabilitação.

Quando o paciente for chamado por uma das duas unidades fornecedoras, ele deverá agendar a viagem no setor de Transporte, pois será necessário fazer a medição do equipamento, no local indicado pela regulação de Niterói.

É importante destacar que o Centro Municipal de Reabilitação apenas realiza a avaliação e, havendo a necessidade de OPM, realiza o fluxo para viabilizar a obtenção do mesmo, não sendo de sua competência o fornecimento deste. O acolhimento da solicitação é feito pelo SERNIT.

A Secretaria de Saúde informa que, atualmente, a pactuação do município para obtenção de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção é realizada por meio do SERNIT, podendo, a demanda, ser atendida pela Associação Fluminense de Reabilitação(AFR) ou Associação Pestalozzi de Niterói.

O Centro Municipal de Reabilitação funciona à Rua Hermógenes Freire da Costa, 21, Centro, próximo à Câmara dos Vereadores. O telefone para contato é 22 2321-6090. Já Setor de Transporte está localizado à Rua Antônio Benedito Siqueira, 387, Centro, anexo à Secretaria de Saúde.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos