Programa “De Olho no Óleo” reverte material arrecadado em donativos para ongs e associações de moradores
Os moradores de São Pedro da Aldeia têm um novo ponto de coleta de óleo de cozinha usado. A secretaria municipal de Meio Ambiente recebeu um totem do programa “De Olho no Óleo”, desenvolvido pelo setor de Responsabilidade Social da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. A ação tem o objetivo de evitar o descarte irregular do material, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos moradores e do meio ambiente.
Para doar, basta armazenar o óleo frio em uma garrafa pet e levar até a secretaria. O material será encaminhado para reciclagem, podendo ser transformado em sabão, biodiesel ou tinta. O valor arrecadado com o reaproveitamento é revertido em donativos para ongs e associações de moradores das cidades da área de concessão da companhia. O novo ecoponto se soma a outros já instalados nas sedes das associações de moradores, ongs parceiras do programa e à secretaria de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, que arrecadam óleo da população local, comércios e restaurantes.
“O nosso objetivo é ampliar os pontos de coleta e incentivar os moradores com atitudes de preservação ao meio ambiente, sustentabilidade e conservação do funcionamento da rede de coleta de esgoto” – explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.
Quando descartado de forma irregular, apenas 2 litros de óleo são suficientes para poluir uma piscina semiolímpica ou 900 caixas d’água de mil litros. Além disso, quando jogado na pia, ele pode causar entupimento da tubulação da residência. Já no caso da rede de drenagem, ao ser misturado com areia ou outros resíduos sólidos, é formada uma espécie de concreto, causando obstruções que podem provocar alagamentos em períodos de chuva.
Serviço:
A sede da secretaria de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia fica localizada na Rua 7, lote 12, quadra 8, loteamento Jardins de São Pedro – Nova São Pedro, com funcionamento das 8h30 às 17h.