Menu

Cidades

São Pedro da Aldeia recebe espetáculo de dança afro neste fim de semana

Ingressos para as sessões deste sábado (18) e domingo (19) estão à venda pela Internet
Divulgação

O espetáculo de dança afro “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” é a atração deste sábado (18) e domingo (19), às 19h, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia. Em cartaz pela primeira vez na Região dos Lagos, a apresentação aborda a cultura africana e é protagonizada pelo grupo artístico Tambor de Cumba. Os ingressos estão à venda pela Internet, no site Sympla. A classificação indicativa é livre. O evento conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Há sete anos ocupando os palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança afro abre a temporada 2024 na cidade com a proposta de mostrar uma versão africana para o mito da criação do universo. Liderado por Aninha Catão e composto por quatro músicos e sete bailarinos, o grupo artístico Tambor de Cumba retrata como as primeiras formas de vida surgiram, a partir de elementos primordiais da natureza, o fogo, a terra, a água e o ar, além das divindades iorubás, os orixás. O trabalho é baseado em um estudo homônimo desenvolvido por Marcelo Monteiro e conta com uma equipe de artistas pretos.

De acordo com a artista Aninha Catão, o espetáculo é uma oportunidade de aprender sobre a história ancestral dos africanos escravizados no Brasil. “Esta é a chance de conhecer um pouco sobre nós mesmos, a nossa origem e a nossa cultura. O espetáculo tem o papel de evidenciar a existência de uma riqueza cultural magnífica, no Brasil, herdada do continente africano, em especial, do povo iorubá. Também propomos a desconstrução da marginalização da cultura negra, destacando o protagonismo do negro e das suas formas de recriar a sua própria existência, com símbolos, formas e reconhecimento”, destacou.

Além do espetáculo, o grupo Tambor de Cumba também oferecerá, no sábado (18), às 10h e 11h, respectivamente, a palestra “Cosmogonia Africana” e uma oficina de dança afro. A entrada será a doação de 1kg de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas junto aos organizadores pelo número (21) 99014-8487 (WhatsApp).

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa está localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 555, no bairro Nova São Pedro.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos