Novo centro de triagem e tratamento ampliou o número de leitos e aumentou a capacidade diária de atendimentos
A cidade de São Pedro da Aldeia recebeu a inauguração de um novo espaço de triagem e tratamento da Covid-19, na noite desta quinta-feira (11). A área anexa ao pronto-socorro ampliou o número de leitos destinados à doença para dez unidades e a capacidade de atendimento inicial foi duplicada para cerca de 200 acolhimentos diários.
O novo centro destinado à Covid-19 possui área de internação, local para atendimento primário, classificação de risco e medicação, além de consultório e banheiros masculinos e femininos. De acordo com a Prefeitura, após a passagem da pandemia, toda a estrutura será reaproveitada para os serviços e atendimentos desenvolvidos no pronto-socorro.
A secretária municipal de Saúde, Maria Márcia Fontes, ressaltou que o prolongamento da pandemia fez com que fosse necessário o investimento em melhorias nas estruturas de atendimento, aumentando o conforto, a segurança e o suporte à vida. “O nosso alinhamento de gestão é o foco na humanização da rede de saúde. Adaptamos esse espaço já existente para oferecer qualidade e ainda iremos gerar economia à cidade. O usuário precisa ser valorizado, pois é ele que financia cada serviço público com seus impostos. Ele merece toda a qualidade estrutural e atenção adequada”, disse a secretária.
Tratamento
Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, o novo centro fará a seleção e atendimento de casos de síndromes respiratórias e gripais que apresentem os sintomas da Covid-19, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar. Além da comprovação da doença, o local conta com a disponibilização de exames bioquímicos, de sangue e de raio-x.
Os novos leitos contam com suporte 24h de profissionais e estrutura completa de equipamentos, como respirador e monitor cardíaco.
Economia gerada
Segundo o Governo Municipal, apesar da ampliação de leitos e de atendimentos, o novo centro representa maior custo-benefício à cidade. A Tenda Covid somava R$ 594 mil de consumo mensal às contas do município.
A previsão é que a nova estrutura gere consumo de R$ 536 mil, gerando uma economia de 58 mil por mês. O outro benefício é a reutilização do espaço após a pandemia, já que o local foi montado em estrutura própria do município.