Pular para o conteúdo
Search

São Pedro da Aldeia inaugura novo espaço de triagem e tratamento da Covid-19

Espaço anexo ao pronto-socorro municipal para tratamento da doença. Imagem: Bruninho Volotão

Novo centro de triagem e tratamento ampliou o número de leitos e aumentou a capacidade diária de atendimentos

A cidade de São Pedro da Aldeia recebeu a inauguração de um novo espaço de triagem e tratamento da Covid-19, na noite desta quinta-feira (11). A área anexa ao pronto-socorro ampliou o número de leitos destinados à doença para dez unidades e a capacidade de atendimento inicial foi duplicada para cerca de 200 acolhimentos diários.

O novo centro destinado à Covid-19 possui área de internação, local para atendimento primário, classificação de risco e medicação, além de consultório e banheiros masculinos e femininos. De acordo com a Prefeitura, após a passagem da pandemia, toda a estrutura será reaproveitada para os serviços e atendimentos desenvolvidos no pronto-socorro.

A secretária municipal de Saúde, Maria Márcia Fontes, ressaltou que o prolongamento da pandemia fez com que fosse necessário o investimento em melhorias nas estruturas de atendimento, aumentando o conforto, a segurança e o suporte à vida. “O nosso alinhamento de gestão é o foco na humanização da rede de saúde. Adaptamos esse espaço já existente para oferecer qualidade e ainda iremos gerar economia à cidade. O usuário precisa ser valorizado, pois é ele que financia cada serviço público com seus impostos. Ele merece toda a qualidade estrutural e atenção adequada”, disse a secretária. 

Tratamento

Inauguração do novo espaço. Imagem: Bruninho Volotão | PMSPA

Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, o novo centro fará a seleção e atendimento de casos de síndromes respiratórias e gripais que apresentem os sintomas da Covid-19, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar. Além da comprovação da doença, o local conta com a disponibilização de exames bioquímicos, de sangue e de raio-x.

Os novos leitos contam com suporte 24h de profissionais e estrutura completa de equipamentos, como respirador e monitor cardíaco.

Economia gerada 

Segundo o Governo Municipal, apesar da ampliação de leitos e de atendimentos, o novo centro representa maior custo-benefício à cidade. A Tenda Covid somava R$ 594 mil de consumo mensal às contas do município.

A previsão é que a nova estrutura gere consumo de R$ 536 mil, gerando uma economia de 58 mil por mês. O outro benefício é a reutilização do espaço após a pandemia, já que o local foi montado em estrutura própria do município. 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.