A 36ª unidade do Café do Trabalhador, programa do Governo do Estado de combate à fome e insegurança alimentar, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (28), desta vez na cidade de São Pedro da Aldeia. Este é o segundo polo na Região dos Lagos, que já tem um em Rio das Ostras e, nos próximos dias, terá outro, em Cabo Frio.
O serviço vai funcionar das 5h às 9h, de segunda a sexta-feira, na Rua 7 de Maio, bairro São João, local de grande movimentação de usuários de transportes públicos. Serão ofertados diariamente 500 kits com pão, café com ou sem leite, e uma fruta, pelo valor simbólico de 50 centavos.
Essa política assistencial é responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Victor Hugo Miranda, superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria, participou da inauguração, representando a secretária Rosangela Gomes, que estava em outra agenda.
“Temos empenhado muito esforço para estarmos hoje entregando esse equipamento que certamente vai impactar de forma positiva a população de São Pedro da Aldeia. É urgente que a gente enfrente a dor maior da humanidade, que é a fome. É uma luta para garantir uma vida digna.”, disse Miranda.
Para os próximos dias, já existe um cronograma de novas inaugurações: na próxima sexta (30), vai ser a vez de Japeri ganhar um polo do Café. Já no dia 4 de julho, Magé terá a sua segunda unidade. E no dia 6, Cabo Frio receberá o programa.
Café do Trabalhador
O Café do Trabalhador funciona em locais próximos a áreas de concentração de usuários de transporte público. Cada kit do Café do Trabalhador é composto de café ou leite quente sem açúcar, pão com manteiga e uma fruta. Além de guardanapo, mexedor descartável, sachês de açúcar ou adoçante. Os itens são armazenados em sacola plástica para o transporte seguro, e comercializados por apenas 50 centavos.
Atualmente existem 36 unidades do Café em funcionamento, abrangendo 34 municípios distribuídos por todas as regiões do Estado.