Search
Degradê com CSS

São Pedro da Aldeia cria força-tarefa para preservar a Lagoa de Araruama

Município intensifica fiscalização e combate despejo irregular de esgoto
O encontro, que aconteceu no gabinete do Prefeito Fábio do Pastel, contou com a participação do secretariado /  Divulgação PMSA
O encontro, que aconteceu no gabinete do Prefeito Fábio do Pastel, contou com a participação do secretariado / Divulgação PMSA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia anunciou a criação do Gabinete de Ações para a Lagoa de Araruama e do Núcleo de Fiscalização Ambiental, com o objetivo de fortalecer a fiscalização contra despejos irregulares e proteger a maior laguna hipersalina do mundo. A iniciativa ocorre em meio a denúncias e ações judiciais relacionadas à poluição da Lagoa de Araruama, incluindo uma ação penal do Ministério Público Federal contra a concessionária Prolagos por despejo de efluentes acima dos limites legais.

Medidas emergenciais e reforço na fiscalização

A decisão foi tomada em uma reunião emergencial que reuniu secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras, Segurança Pública e Serviços Públicos. A força-tarefa atuará de forma integrada para inspecionar redes de esgoto, identificar despejos clandestinos e aplicar sanções ambientais.

O Gabinete de Ações terá a responsabilidade de elaborar relatórios ambientais e promover campanhas educativas sobre a preservação da laguna. Já o Núcleo de Fiscalização realizará inspeções regulares em bocas de lobo, estações elevatórias e pontos de despejo.

Compromisso com o meio ambiente

O prefeito Fábio do Pastel destacou a urgência da medida.

“Estamos intensificando a fiscalização para proteger nossa maior riqueza natural. Nossa atuação será firme contra despejos irregulares e vamos trabalhar na recuperação ambiental da lagoa.”

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, ressaltou que a iniciativa é inédita na região.

“Nunca houve uma força-tarefa como essa. Vamos monitorar diariamente a lagoa para impedir crimes ambientais e transformar São Pedro da Aldeia em referência na preservação da natureza.”

Ação regional contra a degradação da lagoa

A criação da força-tarefa reforça os esforços da Região dos Lagos para conter a poluição da Lagoa de Araruama, que enfrenta impactos na pesca artesanal, riscos à biodiversidade e relatos de degradação ambiental. Com essa medida, São Pedro da Aldeia se posiciona como referência no enfrentamento ao problema, buscando preservar o meio ambiente, a economia local e a qualidade de vida da população.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Cervejaria Búzios celebra St. Patrick’s Day com chope verde e programação especial

Forrobodó Nordestino transmite Fluminense x Flamengo na final do Campeonato Carioca nesta quarta (12)

Cine Bardot exibe filmes premiados e sessões gratuitas entre 12 e 16 de março

Rio das Ostras intensifica fiscalização e apreende 70 kg de carne imprópria para consumo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!