São Pedro da Aldeia é a melhor cidade da Região dos Lagos e a segunda melhor nota no Estado, na 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT). São Pedro ficou com a nota 9,44, que avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (lei federal 12.527/11), no ano em que completa cinco anos de implantação. Entre junho e dezembro do ano de 2016, em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros, as cidades foram avaliadas. Os números foram divulgados pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). No ranking nacional, São Pedro ficou na 138ª posição.
Essa foi a primeira vez que o município foi avaliado pela Controladoria Geral da União. Para coletar os dados, auditores do Ministério da Transparência analisam as informações sobre Saúde, Educação, Assistência Social e regulamentação da LAI constantes no Portal de Transparência da cidade para verificar o cumprimento às normas legais.
Foram avaliados 12 quesitos, divididos em regulamentação da lei, com peso de 25%, e existência e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que corresponde a 75% da nota. Todos os entes avaliados recebem uma avaliação de 0 a 10 pontos, o que permite a geração de rankings.