Search
Degradê com CSS
Publicidade

São Pedro: Casa da Flor pode ganhar revitalização

Casa da Flor. Imagem: PMSPA
Casa da Flor. Imagem: PMSPA
Publicidade

A Casa da Flor é um patrimônio cultural e histórico de São Pedro da Aldeia, tombado pelo Iphan

A Casa da Flor, importante obra de destaque nacional localizada em São Pedro da Aldeia, poderá passar por um processo de revitalização. De acordo com a Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, o projeto de restauração emergencial contempla a conservação preventiva do local, que é patrimônio histórico municipal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A restauração será realizada por uma empresa especializada. O projeto já possui processo em tramitação e está em fase final de assinatura de contrato.

A medida está em alinhamento com as secretarias de Governo, Urbanismo e Arquitetura, Turismo, procuradoria-geral e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Casa da Flor

Casa da Flor. Imagem: Redes Sociais

O espaço é uma casa feita por Gabriel Joaquim dos Santos, filho de uma índia e de um ex-escravo africano, que foi construída de pau-a-pique, com pé-direito baixo e chão de pedra, em 1912. A arquitetura do local é formada por mosaicos, colunas e esculturas de materiais descartados.

Sem ter muitos recursos, Gabriel decorou a casa com enfeites diversos coletados no lixo e a partir de objetos quebrados, como búzios, conchas, depósitos da lagoa, detritos industriais, pedaços de azulejos, faróis de automóveis, cacos de cerâmica, ladrilhos, tampinhas, pedrinhas e correntes.

Como resultado, a arquitetura espontânea da Casa da Flor é comparada às obras de grandes arquitetos, como Ferdinand Cheval, na França, e Antoni Gaudi, em Barcelona. A casa é considerada uma espécie de “barroco intuitivo”.

A Casa da Flor fica localizada no bairro Parque Estoril, e foi tombada pelo IPHAN em setembro de 2016 como Patrimônio Histórico Nacional, no Livro de Tombo de Belas Artes.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Arraial do Cabo sedia 10ª edição da WTR com recorde de inscritos e ações de sustentabilidade

Prefeito se reúne com Estado e cobra início de obras em bairros de Búzios

Instalação sensorial alerta para a violência infantil em Tamoios no distrito de Cabo Frio

Búzios sedia lançamento do Programa Novas Rotas, da Embratur, voltado à internacionalização do turismo na Costa do Sol

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade