Pular para o conteúdo
Search

São Pedro: Casa da Flor pode ganhar revitalização

Casa da Flor. Imagem: PMSPA

A Casa da Flor é um patrimônio cultural e histórico de São Pedro da Aldeia, tombado pelo Iphan

A Casa da Flor, importante obra de destaque nacional localizada em São Pedro da Aldeia, poderá passar por um processo de revitalização. De acordo com a Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, o projeto de restauração emergencial contempla a conservação preventiva do local, que é patrimônio histórico municipal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A restauração será realizada por uma empresa especializada. O projeto já possui processo em tramitação e está em fase final de assinatura de contrato.

A medida está em alinhamento com as secretarias de Governo, Urbanismo e Arquitetura, Turismo, procuradoria-geral e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Casa da Flor

Casa da Flor. Imagem: Redes Sociais

O espaço é uma casa feita por Gabriel Joaquim dos Santos, filho de uma índia e de um ex-escravo africano, que foi construída de pau-a-pique, com pé-direito baixo e chão de pedra, em 1912. A arquitetura do local é formada por mosaicos, colunas e esculturas de materiais descartados.

Sem ter muitos recursos, Gabriel decorou a casa com enfeites diversos coletados no lixo e a partir de objetos quebrados, como búzios, conchas, depósitos da lagoa, detritos industriais, pedaços de azulejos, faróis de automóveis, cacos de cerâmica, ladrilhos, tampinhas, pedrinhas e correntes.

Como resultado, a arquitetura espontânea da Casa da Flor é comparada às obras de grandes arquitetos, como Ferdinand Cheval, na França, e Antoni Gaudi, em Barcelona. A casa é considerada uma espécie de “barroco intuitivo”.

A Casa da Flor fica localizada no bairro Parque Estoril, e foi tombada pelo IPHAN em setembro de 2016 como Patrimônio Histórico Nacional, no Livro de Tombo de Belas Artes.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.