Os bairros mais afetados são Vila Verde, Rasa, São José, Cem Braças e Manguinhos
O boletim informativo sobre os casos do novo coronavírus (Covid-19) em Búzios foi atualizado na manhã desta sexta-feira (12). Ao todo o município registra 135 pacientes confirmados com a doença, um aumento de 22 casos em uma semana. Os bairros mais afetados são Rasa e Vila Verde com 31 e 17 casos respectivamente, São José e Cem Braças com 20 e Manguinhos totalizando 16.
Ao todo são quatro mortes confirmadas, todos homens, um de 60, outros de 70, 71 e 87 anos. Os óbitos ocorreram em 29 de abril, 31 de maio e 1 e 9 de junho. Há pelo menos outras quatro mortes na comunidade ainda não confirmadas pela Prefeitura ou pelo Estado.
Até o momento foram atendidas 1788 pessoas e destes foram descartados 1518. Outros 40 pacientes aguardam resultados em isolamento domiciliar. 91 pessoas já se recuperaram da doença. O município afirma que o HMRP possui 17 leitos com respiradores disponíveis e que 29,14% dos leitos de enfermaria estão ocupados.
A morte do atleta João Peçanha, da líder quilombola Dona Uia e outras duas mortes de pessoas conhecidas na comunidade ainda não foram contabilizadas. A morte de Uia, gerou uma ação, considerada tardia, no Quilombo de Rasa. Segunda a Prefeitura de Búzios foram realizados testes rápidos nos moradores da localidade. Nas redes sociais moradores fizeram cobranças para que as ações aconteçam em todos os locais onde houve mortes por Covid-19.
Apesar das cobranças, a Prefeitura não informou se tem aplicado ou se vai aplicar testes rápidos nos demais bairros com números crescentes de infectados pelo vírus.
Dados do Estado
Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) trazem números diferentes, com dezoito casos a menos, 117. São quatro o número de mortos pela doença. O boletim atualizado no fim da noite de quinta-feira (10) apresenta dados de internações causadas por síndrome respiratória aguda grave no HMRP, ao todo 21, sendo 8 em leitos de UTI.