Samuel Francisco Rodrigues Filho, conhecido como Samuel da Bike, é uma figura política em Búzios que navega pelos desafios da realidade local com uma abordagem prática. Nascido na Baía Formosa com raízes profundas no Canto do Marisco (o canto esquerdo da praia de Geribá), este buziano de 54 anos faz jus ao apelido ao ter inaugurado a segunda loja de bicicletas na cidade há mais de três décadas. Sua entrada na política foi motivada pela desilusão com os políticos em quem um dia confiou.
Destacando-se por um projeto inicial que visava melhorar a ligação entre o Canto Esquerdo e o Canto Direito de Geribá, entre a pista de skate e antiga quadra que havia no local, Samuel encontrou obstáculos no caminho, mas isso não o impediu de buscar alternativas. Anos depois seu projeto foi implementado pelo prefeito da época, André Granado. Sua incursão na política, embora tardia, foi marcada por parcerias eficazes, resultando, a princípio, em melhorias significativas para o bairro José Gonçalves, onde mora há cerca de 20 anos.
Seu foco incansável em José Gonçalves gerou investimentos de 8 milhões de reais, proporcionando melhorias em posto de saúde, saneamento básico e serviços dos Correios. No entanto, seu comprometimento exclusivo com esse bairro pode ter contribuído para desafios em conquistar votos em outras localidades, pondera. Mostra as indicações que fez buscando agora soluções para Geribá, Rasa e Aldeia de Geribá. Seus esforços incluem a instalação de redes separativas de esgoto, e um corredor ecológico para passagem de animais silvestre nos trechos da Serra das Emerências e a APA do Pau Brasil.
Atualmente presidente de cinco comissões na Câmara de Vereadores, mesmo sendo o mais novo na Casa, já que é vereador suplente, Samuel aborda questões ambientais, como a transposição dos afluentes da lagoa de Araruama para o Rio Una, e temas sociais, como o bullying, em audiências públicas pelos Direitos Humanos.
Mas buscando, mesmo com tantas funções internas, devido ao grande número de comissões que preside, não se tornar político intocável, Samuel enfrenta questões práticas, como a cobrança indevida de serviços pela Prolagos. Hoje compondo a base do prefeito Alexandre Martins na Câmara, afirma que tem sido ouvido por ele. O prefeito recentemente atendeu sua indicação de fazer um estudo de georeferenciamento para reavaliar os valores desproporcionais de IPTU por bairro.
Em resumo, Samuel da Bike é um político que pedala por seu espaço na política e acredita que esse é o momento de ampliar sua atuação no município.