No último dia 11 de julho, viralizaram fotos de Malala Yousafzai ao lado de um graffiti de Marielle Franco (@marielle_franco).
As imagens de Ana Luíza Marques (@aninhacobain) foram registradas durante oficina de graffiti realizada durante a visita da ativista paquistanesa à Rede NAMI (@redenami), organização feminista que usa as artes urbanas como ferramenta de comunicação para educar mulheres, fundada e presidida por Panmela Castro (@panmelacastro), chamada pela CNN de “Rainha do Graffiti Brasileiro”.
Também participaram da oficina a jornalista Elaine Welteroth (@ElaineWelteroth) e os youtubers internacionais Jéronme Jarre (@jeromejarre) e Juanpa Zurita (@ElJuanpaZurita) que possui 17 milhões de seguidores no instagram. Assim como Malala, pessoas, empresas e projetos podem participar e receber oficinas da NAMI, que sempre tem como objetivo promover os direitos das mulheres.
Outra foto viralizada é a do retrato grafitado por Panmela Castro na qual Malala posou em frente. A foto foi postada por perfis como do influencer HugoGloss (@Hugogloss) e da artista Taís Araujo (@taisdeverdade). Durante a visita, Malala conheceu parte do Museu NAMI – Museu de Street Art a céu aberto, situado na comunidade Tavares Bastos, no Rio de Janeiro -, que conta com mais de 100 murais pintados por artistas mulheres e aberto à visitação do público. Convidada a fazer um stencil, Malala reproduziu uma imagem de Marielle Franco desenvolvida pela artista plástica e grafiteira de São Paulo Simone Siss (@simonesiss), a maior especialista na técnica no Brasil. A arte do stencil foi elaborada a partir da fotografia de Bernardo Guerreiro (@bernardoguerreiro). Siss trabalha criando stencils para grandes projetos como a capa do CD da cantora Madonna.
12 de julho, também conhecido como #MalalaDay é aniversário da ativista, que comemora a data conhecendo projetos e jovens líderes mulheres. Este ano, a organização carioca Rede NAMI foi a escolhida. A ativista, interessada no projeto que ensina sobre seus direitos para para meninas e mulheres afro-brasileiras através do graffiti, participou de uma uma roda de conversas com as #AfroGrafiteiras Priscila Rooxo (@priscillarooxo), Izabela Mendonça (@bellobinha) e Andréa Bak (@andreabak_) sobre suas vidas, tentando entender melhor a realidade das jovens mulheres do Rio de Janeiro. Desde 2015, o projeto já formou mais de 500 mulheres e ainda recebe inscrições para lista de espera de participantes para as oficinas que acontecem este ano no site www.redenami.com
Link para download de videos de fotos da visita: https://drive.google.com/open?id=1O3GfSDb1lD–D68y-bQJkc1IPHE_ob8Z
A visita completa também está no https://www.youtube.com/redenami
A NAMI nas Redes Sociais:
Instagram | twitter | facebook: @redenami