Na última terça-feira (18), a prefeitura de São Pedro da Aldeia divulgou informações sobre o 1° festival de Cinema do município. Poderão participar produtores, artistas e cineastas de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Iguaba Grande, Búzios, Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema. As inscrições ficarão abertas até o dia 18 de novembro e podem ser feitas on-line acessando o link
1º FESTIVAL DE CINEMA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA – FILMES OCIOSOS 2022.
De acordo com a prefeitura, o projeto é uma realização da Ociosos Produções Artísticas e foi um dos contemplados pelo Edital Retomada Cultural 2, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O festival vai selecionar 20 obras cinematográficas executadas em 2022 na Região dos Lagos, com premiação em dinheiro nas categorias “Melhor Ficção”, “Melhor Documentário” e “Prêmio de Público”.
O cineasta Juan Carlos Sampaio, quem idealizou o projeto, falou sobre a proposta do festival e destacou o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. “O 1º Festival de Cinema de São Pedro da Aldeia surgiu com o intuito de incentivar a produção audiovisual local e estimular a entrada de filmes amadores da Região dos Lagos no circuito cultural do Estado do Rio de Janeiro”, esclareceu. Ele contou que a ideia é destacar as produções audiovisuais que nascem em contextos de formação dentro do interior do estado, ampliando seu potencial de transformação social.
Podem concorrer autores locais, pessoa física, profissionais ou amadores, na faixa etária a partir de 18 anos e os filmes devem abordar temáticas que retratem a cultura material ou imaterial da Região dos Lagos, com duração de 15 a 30 minutos e classificação livre. A exibição dos curtas-metragens selecionados se dará de forma virtual pelo canal do festival no Youtube para apreciação e julgamento do público.
Segundo a prefeitura, os filmes serão avaliados por uma banca examinadora formada por cinco membros pertencentes à curadoria do festival, levando em consideração quesitos como originalidade, criatividade e qualidade artística e técnica. Os candidatos que conquistarem a maior nota na categoria “Melhor Ficção”, “Melhor Documentário” e “Prêmio de Público” receberão um prêmio de 5 mil reais cada. Todos os curtas-metragens selecionados receberão certificado digital de participação.