O Dia de São Cosme e Damião, tradicionalmente comemorado nos dias 26 e 27 de setembro, reúne crenças de diferentes tradições religiosas no Brasil. Para a Igreja Católica, os santos são dois irmãos médicos que atendiam pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial crianças. Para as religiões de matriz africana, são cultuados como Orixá Ibeji ou Ibejis, filhos gêmeos de Iansã e Xangô, que foram criados por Oxum.
A tradição de entregar doces, bolos e refrigerantes às crianças em saquinhos que povoam a memória da maioria dos adultos, se mantém viva em todo o Rio de Janeiro. Na Região dos Lagos, em especial, na cidade de Búzios, uma família mantém o costume há pelo menos 30 anos.
“Eu e meus pais morávamos na praia do Canto, e eles sempre montavam os saquinhos, além de preparar bolo cm refrigerante para as crianças do entorno. Não era uma obrigação religiosa, e sim, uma forma de retribuir e agradecer pela prosperidade”, explica Bruna Telles, filha do casal Francisco Costa Teles e Elisabete Torres Fernandes.
Ela se emociona ao contar que o pai, falecido há três meses, era entusiasta da data e preparava tudo com amor e dedicação, apesar das ocasiões em que, mesmo que de forma velada, sofreram intolerância religiosa.
“Durante muito tempo meus pais mantiveram a distribuição de doces de forma discreta e entre os mais próximos para não haver perseguições no trabalho e até nos negócios. Hoje estamos com menos medo e preocupação e mais dispostos a entregar os mais de cem pacotinhos de doce que preparamos para as crianças, como forma de agradecer por tudo que temos”, comenta.
A entrega dos doces, organizada pela Bruna, junto com a mãe e os irmãos Patrícia e Moisés, vai acontecer nesta terça-feira (27) a partir das 16h30, na Vila Verde e em outros bairros do entorno. A festa vai ter ainda, pula-pula, bolo e refrigerante.
O Centro Espírita Senhor do Bonfim (CESB), localizada na Rua José Paes de Abreu, número736, Jardim Flamboyant, em Cabo Frio, realiza distribuição de doces durante a manhã. A tenda de Umbanda Caboclo Sultão, no bairro Alecrim, em São Pedro da Aldeia, fará distribuição de doces, a partir das 14h e festa dedicada aos orixás, às 20h no terreiro, que fica localizado na Rua Elias, número 12.
No sábado (1), o advogado e ativista social Hamber Carvalho vai promover a distribuição dos doces e um bolo para as crianças na Feira Livre Periurbana, que fica praça Dona Dita, no bairro Ferradura. A distribuição é tradição entre os frequentadores do espaço.