Ruy Castro, escritor e jornalista, responsável pela renovação do gênero biografia no Brasil, tem 74 anos, e foi eleito nesta quinta-feira (6) como o novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ruy recebeu 32 votos e ocupará a Cadeira 13, vaga desde a morte do ex-ministro da Cultura Sérgio Paulo Rouanet, em julho de 2022.
A cerimônia foi realizada no Petit Trianon, sede da ABL, no Rio de Janeiro. O presidente da ABL, jornalista Merval Pereira, liderou a reunião.
Ruy Castro nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1948. Mudou-se com sua família para o Rio quando ainda era criança. É formado em Ciências Sociais pela antiga FNFi (Faculdade Nacional de Filosofia), atual UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Iniciou sua carreira em 1967, como repórter do Correio da Manhã. Jornalista e escritor, Ruy Castro é conhecido como um dos principais biógrafos brasileiros. É autor de obras como “O Anjo Pornográfico”, biografia de Nelson Rodrigues, “Estrela Solitária”, onde conta a história do futebolista Garrincha, e “Carmen” sobre a atriz e cantora Carmen Miranda.
Abaixo texto de Ruy Castro escrito exclusivamente para a Prensa de Babel em ocasião da “Semana Marcelo Lartigue”.