Rua das Pedras comemora 50 anos no próximo sábado (13)

0

Com cerca de 600 metros de extensão, a via é um dos pontos turísticos de Búzios mais procurados por turistas

PROLAGOS 300_250_pix

A menina dos olhos de Búzios está prestes a completar meio século. No próximo sábado, dia 13 de novembro, a charmosa Rua das Pedras fará aniversário. A via é uma passarela constante de moradores e turistas, e não é à toa que o local é o ponto turístico do balneário mais conhecido no mundo. Cercada da diversidade gastronômica com bares e restaurantes a perder de vista, o local também abriga galerias de arte, cafeterias, pousadas, boates e igrejas. O mundo se encontra em meio às pedras irregulares que dão nome ao local, e fala a mesma língua quando se trata de elogiar a princesinha da península.

A inauguração da rua foi em 13 de novembro de 1971, com assinatura do arquiteto e urbanista, Octavio Raja Gabaglia, que à época era administrador regional do distrito, pois Búzios ainda pertencia a Cabo Frio.

O arquiteto e urbanista Octavio Raja Gabaglia é conhecido como o criador Rua das Pedras e do chamado “Estilo Búzios”, a junção entre simplicidade e elegância aplicados à atmosfera praiana. Foto: Mateus Coutinho

“A ideia foi calçar as ruas com bloco de pedra para evitar que os carros andassem em alta velocidade, por se tratar de uma rua de muita movimentação de pedestres”, contou Octavinho, como é conhecido o criador e defensor do “Estilo Búzios”. 

Esse “estilo” se refere a construções que não devem ter mais de dois andares, estrutura em madeira lavrada, telhas cerâmicas e harmonia com o terreno, e também uma enorme integração do interior com o exterior. São cerca de 600 metros de extensão de charme e requinte exclusivos para pedestres.

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), Rodrigo Sobral, a Rua das Pedras é fundamental em todos os aspectos. “A Rua das Pedras reúne uma história incrível de expansão do comércio. Na década de 50 eram poucas casas de pescadores e hoje reúne vários estabelecimentos que só fortalecem a economia local. O visitante pode aproveitar a diversidade da culinária, que passeia pelos continentes, pode ouvir boa música, comprar artesanatos para presentear e aproveitar para desfrutar de um belo passeio em família. A Rua das Pedras retrata o glamour e o charme da cidade”, destacou.

O calçamento com blocos de pedras foi para evitar que carros andassem  em alta velocidade. Os espaços entre as pedras foram rejuntados com piche e brita, se assemelhando ao doce de pé de moleque. Foto: Matheus Coutinho  
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.