Menu

Cidades

Rota Cultural Afro-Buziana destaca a cultura Quilombola

Boneca Pesqueira
Boneca Pesqueira

O projeto, que vai ser lançado nesta quinta(19) às 19h no Clube La Plaje em João Fernandes, que engrandece e resgata a história Quilombola em Búzios pretende contar a história do povo negro que habitou e habita essas terras buzianas. IO projeto é uma parceria da Associação de Guias de Turismo de Búzios (AGUITAB) que existe há cerca de cinco anos e com 27 associados,  que foram formados no curso de Turismo da Escola Estadual João de Oliveira Botas em associação com o Projeto Bonecas Negras e a Venturini Turismo.

Atendendo à demanda de turistas que desejavam cada vez mais saber sobre a história buziana e levar para suas casas souvenires que carregassem essa história, a artesã Luciana Passos junto com os turismólogos da associação, outras mulheres e homens aguerridos decidiram  fazer um trabalho dentro do Qulilombo da Rasa produzindo e empoderando. Fundaram o projeto Bonecas Negras e viram a necessidade crescente de resgatar a cultura da cidade. “Nunca se produziu artesanato genuíno local, pescadores e quilombolas da Rasa, resolvemos mostrar através de bonecos e da geração de renda a história e cultura buziana”, comentou Luciana.

A produção do artesanato levou o grupo até uma residência no Cruzeiro,  mais especificamente no Buraco quente ou como hoje é chamado Cantinho do Céu, na casa de uma família que tem seu lar cheio de história. Com criação de caranguejos, produção de fuxico, bonecas negras e luminárias. A casa se tornou um ponto de cultura. O que faltava para fechar a  rota que vai passar pela Praia das Canoas, Mangue de Pedra, Ponta do Pai Vitorio e Praia de Jose Gonçalves, contando toda a trajetória escravocrata e a comunidade Quilombola que se formou ao redor. Uma verdadeira aula da história buziana e um momento de conhecer essa Búzios que poucos conhecem. A rota termina com um almoço no espaço Jardim Secreto no centro da cidade.

 

Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos