O deputado Rodrigo Bacellar (União) foi reeleito por unanimidade, nesta segunda-feira (03/02), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Com a chapa única “Somos um só por um Rio melhor”, Bacellar comandará a Casa no biênio 2025-2026. A votação foi histórica e inédita, pois, pela primeira vez, um candidato recebeu 100% dos votos dos 70 parlamentares. O novo vice-presidente da Casa será o deputado Guilherme Delaroli (PL).
Unidade e fortalecimento do Parlamento
Antes da votação oficial, Bacellar reuniu os parlamentares no Salão Nobre do Palácio Tiradentes e reforçou seu compromisso com cada mandato: “Sou muito grato por ter esse papo ‘olho no olho’ com vocês. Serei um presidente ainda mais cuidadoso com cada um de vocês”, afirmou.
Após a reeleição, o presidente destacou a importância da união e do diálogo entre os deputados, independentemente da posição partidária ou ideológica. “Desde a fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio, há 50 anos, esta é a primeira vez que temos uma votação unânime. Este Parlamento prova que é possível divergir sem agredir e discordar sem brigar”, declarou Bacellar.
O parlamentar ainda ressaltou a necessidade de fortalecer a segurança pública e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.
Nova Mesa Diretora da Alerj
A eleição da nova Mesa Diretora foi conduzida pela deputada Tia Ju (REP), com auxílio dos deputados Cláudio Caiado (PSD) e Martha Rocha (PDT). Os parlamentares elogiaram a gestão de Bacellar e destacaram que houve espaço para todos os espectros políticos. A nova composição conta com cinco mulheres e representantes de diferentes correntes ideológicas. “Vamos mostrar que existe um Rio que funciona, um Rio que produz e tem potencial”, concluiu o presidente.
Confira a composição da nova Mesa Diretora da Alerj:
Presidente: Rodrigo Bacellar (União)
1º vice-presidente: Guilherme Delaroli (PL)
2º vice-presidente: Tia Ju (REP)
3º vice-presidente: Zeidan (PT)
4º vice-presidente: Célia Jordão (PL)
1º secretário: Rosenverg Reis (MDB)
2º secretário: Dr. Deodalto (PL)
3º secretário: Franciane Motta (União)
4º secretário: Giovani Ratinho (SDD)
1º vogal: Índia Armelau (PL)
2º vogal: Rafael Nobre (União)
3º vogal: Valdecy da Saúde (PL)
4º vogal: Renato Miranda (PL)
Desafios para 2025
Entre as pautas prioritárias do novo biênio, Bacellar citou: Renegociação da dívida do Estado, combate à criminalidade e fomento ao desenvolvimento econômico.