Nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, Búzios sediará a Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Brasil, encontro que reunirá gestores, representantes e técnicos do setor turístico de todas as regiões do país. O evento acontecerá no Hotel Atlântico Búzios, na Orla Bardot.
A iniciativa é organizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), a TurisRio, a IGR da Região Turística Costa do Sol e a Prefeitura de Búzios.
A abertura oficial, no dia 11, terá palestra de Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, que apresentará as novas ações para o avanço da regionalização.
Segundo ela, o encontro permitirá alinhar diretrizes e reforçar o papel das IGRs como articuladoras: “Apresentaremos as novas normas e ações para o Mapa do Turismo e o Programa de Regionalização, ferramentas essenciais para que municípios e regiões possam se estruturar, ampliar o acesso a políticas públicas e desenvolver produtos mais competitivos e sustentáveis”.
Também estão confirmadas as presenças do prefeito de Búzios, Alexandre Martins, e da secretária estadual de Turismo, Valéria Lima. A expectativa é que o evento consolide os próximos passos para o fortalecimento da governança em rede e do turismo regional sustentável no Brasil.