Nesta terça-feira (26), cerca de 40 empresas e startups aceleradas pela Firjan IEL participaram da edição Norte Fluminense da Rodada de Inovação, realizada na Firjan SENAI Macaé. O encontro promoveu conexões estratégicas entre empresários, gestores e profissionais interessados em inovação como ferramenta para transformar seus negócios, com destaque para sustentabilidade e indústria 4.0.
Soluções inovadoras para negócios locais
A Rodada apresentou soluções práticas desenvolvidas por startups regionais, como a T&D Sustentável, criadora de sistemas de economia de água. Para o CEO da empresa, Camilo Torquato, o evento foi uma oportunidade valiosa: “Conectamos empresas inovadoras e interessadas em inovação, trocando informações e criando oportunidades de negócios.”
Outro destaque foi a Arte Cerâmica Sardinha, que, além de pioneira na instalação de placas solares, utiliza argila na fabricação de cosméticos. “A inovação tem o poder de se irradiar, contribuindo para a qualidade de vida e melhoria do ambiente de negócios,” afirmou o empresário Rodolfo Gama, destacando o impacto positivo da geração de energia solar na região.
Visita à SLB e impacto nas indústrias do Rio
Além das palestras e networking, as startups do Conecta Lab visitaram, na segunda-feira (25), a SLB, uma das maiores empresas de serviços de petróleo do mundo, com sede em Macaé. Segundo Marcos Oliveira, especialista em Ambientes de Inovação da Firjan, “o projeto conecta startups com soluções prontas às indústrias, promovendo competitividade. Na visita à SLB, as startups identificaram novas oportunidades ao conhecerem as operações de perto.”
Firjan IEL reforça papel da inovação no desenvolvimento regional
Para Thieres Rodrigues, vice-presidente da Firjan Norte Fluminense, a Rodada de Inovação reforça a importância de investir em processos inovadores. “Reunir empresas tradicionais e startups contribui para o desenvolvimento dos negócios e a geração de empregos,” afirmou, destacando o papel da inovação na transformação do ambiente empresarial.