Búzios recebe hoje (01) o professor e deputado estadual pelo PSOL Flávio Serafini, referência na defesa da educação pública no Estado, numa roda de conversa com professores, profissionais da educação pública e estudantes na Praça do INEF, às 19h, no bairro da Rasa.
Flávio Serafini é formado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia e Direito. Começou sua trajetória política nos diretórios dos estudantes da UFF e trabalhou na rede estadual e municipal de ensino de Niterói. Atualmente, é professor licenciado da Fiocruz, e possui uma história de militância na educação pública, saúde, direitos humanos e meio ambiente, lutando na Alerj contra todo o esquema político e de corrupção dos velhos governos.
No seu último mandato, abraçou a luta contra o fechamento das escolas públicas, percorrendo e visitando as escolas de todo o Estado, ouvindo os problemas dos professores e diretores de escolas, denunciando a lotação de turmas e o descaso orçamentário com as unidades. Criou, para proteção das mesmas, a lei estadual de número 2963/17 que proíbe o fechamento arbitrário das escolas e obriga os estudantes e professores a se deslocarem a lugares distantes para estudar.
Estudantes, pais e profissionais da educação destacam a atuação do Flávio para que as escolas do Ensino Médio não fechassem as portas, como no Colégio Municipal Paulo Freire. A professora Raquel Rocha conta: “Conheci o Serafini em Búzios, na audiência pública solicitada por ele para esclarecimentos sobre o fechamento das escolas, especificamente no C. M. Paulo Freire. A participação do Flávio foi excelente, promovendo um espaço democrático de debate sobre o tema e buscando soluções para minimizar o descaso com que a educação vem sendo tratada”.
Cristina Pimentel, profissional da educação, também declara: “A participação do Flávio e da sua equipe foi e ainda é fundamental para estancar uma onda de ataques que a educação pública vem sofrendo, com o sucateamento das unidades e corte de verbas para a alimentação dos alunos. Ajudou-nos e instruiu nosso movimento pelo não fechamento das escolas em Búzios, assim como faz por todo o Estado”.
No meio ambiente, Serafini ainda liderou movimento em defesa da Baía de Guanabara e povos tradicionais, e na Região dos Lagos é uma força na proteção do Parque Estadual da Costa do Sol. Além destes, Flávio também é atuante na Lei do Passe livre estudantil e preside a frente parlamentar de reforma psiquiátrica na Alerj. Em seu mandato, atuou ainda pela redução das tarifas dos ônibus e por mais linhas de barcas em Niterói e se destaca ao lado dos movimentos sociais, pela defesa da liberdade de manifestação e democracia.