O deputado estadual Flávio Serafini se reuniu ontem (01) com educadores, alunos, moradores, militantes do PSOL Búzios e a candidata à deputada federal Julia Turrini na Praça do INEF, no bairro da Rasa. O encontro ganhou o nome “A educação pública que queremos” e consistiu numa roda de conversa, com debate sobre a educação pública em toda a região e apresentação de ideias.
Flávio Serafini é conhecido da população buziana por sua luta contra o fechamento do Colégio Municipal Paulo Freire e turnos noturnos em Colégios como o INEF, por exemplo. Serafini foi professor da rede estadual e municipal de Niterói e hoje é referência de luta no legislativo estadual contra os cortes no orçamento da educação e no sucateamento da rede público, com a autoria da lei que proíbe o fechamento arbitrário das escolas.
Julia Turrini é ambientalista e moradora da Região dos Lagos, personalidade conhecida do movimento estudantil pela sua luta contra o fechamento do Colégio Politécnico da UFRJ e outras escolas da rede pública e pela luta na
preservação de áreas ambientais dos nossos municípios.
O encontro foi marcado pela fala de Serafini sobre o atual cenário político brasileiro e a crise financeira que aperta os investimentos na educação. Profissionais da educação pediram incentivos para realização de eventos culturais na região e pela autonomia dos educadores em sala de aula, hoje restritos à medidas como “Escola sem Partido”, medida adotada pelo Governo Temer. Outra questão latente é a proibição do ensino sexual e pedagógico em sala de aula por parte de alguns diretores de escola da cidade, ainda que este seja um pedido dos próprios alunos que buscam por informação.
Foi dado ainda um momento para que alunos compartilhassem experiências sobre as ocupações de escolas pelo movimento estudantil, e também o pedido de apoio ao deputado quanto às verbas para educação estadual. A praça do INEF recebeu representantes culturais e compositores de rap, marcando o encontro político e cultural de forma histórica.