Na próxima quarta-feira (29) o Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea I e II apresenta uma roda de conversa: avanços e desafios da política LGBTI. O encontro acontece na Rua Francisco Santos Silva, às 11h, número 479, sala 1, Nova São Pedro – São Pedro da Aldeia. A subsecretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Marcia Florêncio, e o superintendente de Políticas Públicas LGBTI do Estado, Ernane Alexandre, estarão presentes.
Atualmente, a equipe do Centro é composta pelo Coordenador Théo Silveira, a assessora Fernada Machado, a Advogada Tatiana Crispim e a Juliana Tempone, psicóloga. Essa vai ser a primeira roda de conversa promovida pelo Centro de Cidadania LGBT e aberto ao público gratuitamente. “Nós falaremos de desafios e avanços nas políticas públicas para LGBTs com enfoque na nossa região. Como a pauta da criminalização está em alta e repercute nas cidades cobertas pelo Centro de Cidadania, esse assunto certamente será falado”, disse a psicóloga do Centro, Juliana Tempone.
Ainda de acordo com a Julianna, o Centro de Cidadania está “começando um trabalho que visa fazer uma rede com outras políticas públicas, como os dispositivos de saúde mental, de assistência social e a defensoria pública pela garantia de direitos, então o recado que posso dar para a população que queira nos conhecer e precise de acompanhamento, nos procure que o nosso trabalho está só no início”, falou.
O coordenador do local, Théo Silveira, acredita que “os principais objetivos do Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II são oferecer acolhimento através da equipe multidisciplinar a vítimas de violência LGBTIfóbicas, sejam essas físicas ou psicológica. Disseminar informação para a erradicação da LGBTfobia através de capacitações, jornadas formativas, rodas de conversa, palestras, workshop, ações de prevenção e apoio a iniciativas culturais. Garantindo assim, a plena cidadania e a auto estima da população LGBTI da nossa região”, falou.