Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Roda de conversa no Museu Casa Casimiro de Abreu aborda histórias do Colégio Santa Maria

Encontro reuniu diretores, professores, alunos e escritor para resgatar memórias da escola
Divulgação

Nesta quarta-feira (26), o Museu Casa Casimiro de Abreu foi palco de uma roda de conversa que prometeu resgatar e preservar as memórias do Colégio Estadual Santa Maria. O evento reuniu antigos diretores, professores, alunos e até um escritor, todos unidos pelo objetivo de compartilhar e registrar histórias marcantes da instituição. A ideia do projeto surgiu da direção a partir de uma pesquisa da linha do tempo sobre a história do colégio.

O encontro faz parte do projeto “Resgatando Memórias do CESM”, uma iniciativa da Sala de Leitura Luisa Joaquina das Neves em parceria com professores, alunos, grêmio e a comunidade escolar, com o apoio do Museu Casa Casimiro de Abreu. O projeto tem o intuito de criar um acervo de memórias a partir de relatos orais, registros fotográficos e audiovisuais, fortalecendo a identidade cultural e histórica do colégio e da região.

Entre os convidados da roda de conversa estão as ex-diretoras Yara e Hortênsia, os ex-alunos Ivo, Pedro e Ariel, as ex-funcionárias Dayse e Graice, a funcionária Marilene, a ex-professora Marlina, e o escritor e fotógrafo Maurício Bittencourt, autor de um livro sobre a história de Barra de São João. Esses convidados compartilharam suas experiências e lembranças, contribuindo para um registro mais rico e detalhado das diferentes épocas e transformações pelas quais o colégio passou desde sua fundação em 1939.

Além das conversas e depoimentos, ocorreu uma exposição de trabalhos e pesquisas já realizados por algumas turmas do colégio, proporcionando aos participantes uma imersão nas memórias e no legado da instituição.

Segundo os organizadores do evento, a expectativa é que esse encontro fortaleça o vínculo entre a comunidade e a história local, além de incentivar os alunos a se interessarem pela pesquisa histórica e a valorizarem as memórias de sua própria escola e cidade.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios abre temporada de cruzeiros com navios de luxo e impacto econômico

Campanha de vacinação em Búzios ganha versão Odete Roitman e viraliza nas redes

Segunda fase do Arandu traz 40 novos lotes com acesso exclusivo a infraestrutura do Aretê Búzios

Búzios realiza Dia D de Vacinação neste sábado com ações do Outubro Rosa

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]