A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou nesta quarta-feira (8) que recebeu a notificação de três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol, registrados em Cantagalo, Cabo Frio e Volta Redonda. As ocorrências se somam ao caso de São Pedro da Aldeia, que segue em investigação laboratorial. Todos os pacientes estão sendo acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-RJ).
As autoridades de Segurança Pública foram acionadas para investigar as possíveis origens da contaminação. Segundo a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, o governo já dispõe de antídotos e iniciou a compra de novas doses.
“Já foram criados fluxos de atendimento e reforçamos nosso compromisso com a saúde da população. É fundamental evitar bebidas alcoólicas de procedência desconhecida”, destacou.
A SES-RJ orienta que pessoas que apresentarem visão turva, desconforto gástrico ou sintomas semelhantes à gastrite após ingestão de álcool procurem imediatamente uma unidade de saúde. O metanol, frequentemente utilizado na adulteração de bebidas alcoólicas clandestinas, pode causar cegueira irreversível e até óbito.
								
						
											

