O município de Rio das Ostras enfrenta um problema histórico de falta de água. Desde o início das operações no dia 1º de agosto, a Rio+Saneamento não tem medido esforços para garantir a melhoria do abastecimento e, para isso, a empresa já investiu cerca de R$ 2,6 milhões na cidade, que faz parte da Regional Serra Lagos. Atenta aos desafios, a nova concessionária colocou uma série de ações em prática em diferentes etapas do sistema.
Só no primeiro mês de atuação, foram realizadas intervenções, tanto na captação quanto no tratamento e distribuição da água. Logo no início das operações em agosto, foi feita a instalação de cinco grupos geradores de energia movidos a diesel, três na Captação Ponte do Baião e dois na Estação de Tratamento de Água (ETA Rio Dourado), que permitem a continuidade do abastecimento mesmo com as frequentes quedas de energia elétrica que ocorrem na região.
Além disso, a empresa iniciou o serviço de desassoreamentoda areia acumulada na Captação, que consiste na limpeza do sistema, aumentando a vazão de água para tratamento e distribuição em Rio das Ostras e preservando a integridade dos equipamentos de bombeamento quanto ao desgaste causado pela areia. Com a ação, foram retirados mais de 20 caminhões de areia. Uma bomba adicional também foi instalada no Rio Macaé, o que proporcionou o aumento do volume de água bruta disponível na estação de bombeamento de água da Captação e, consequentemente, na ETA, minimizando os efeitos da estiagem.
Segundo o superintendente operacional da Rio+Saneamento na Regional Serra Lagos, Christian Portugal, este trabalho possibilita que a água do Rio Macaé, que é o principal manancial de captação de água bruta da região, chegue à estação e seja distribuída com mais qualidade e regularidade em todo município.
“Na Captação, também realizamos manutenções corretivas nos equipamentos de bombeamento, para verificar as condições e nível de desgaste dos conjuntos girantes das bombas. Vários equipamentos foram encontrados com peças deterioradas e novos materiais começaram a chegar. Assim, todas as bombas da Captação e os equipamentos da ETA serão ajustados e otimizados”, afirma o superintendente.
Para a Estação de Tratamento de Água, a empresa fez a aquisição e implementação de instrumentos de análises laboratoriais, que antes não existiam na unidade. Também foi iniciado o monitoramento da qualidade desde a água bruta até a tratada, incluindo todas as etapas de tratamento com frequência de análise de hora em hora, durante 24 horas de produção. Além disso, está em andamento a limpeza e destinação adequada dos resíduos que estavam acumulados na ETA. Com o trabalho, já foi retirado um volume correspondente a 90 caminhões de lodo do leito de secagem e geobags.
De acordo com a coordenadora de operações da Rio+Saneamento, Jamila Aquini, a remoção do lodo acumulado na ETA é fundamental para o aumento da produção de água tratada. “Para esta ação, está sendo utilizada uma draga manual e um robô para visualização da operação sem necessidade de paralisar a Estação de Tratamento. O lodo retirado é bombeado e acondicionado em geobags após adição de produto químico”, explica a coordenadora.
Ainda para a ETA, a concessionária está elaborando um projeto de adequação da dosagem de produtos químicos, com maior precisão para as bombas dosadoras. Também serão feitas melhorias no sistema de tratamento de resíduos. A empresa está adotando ainda a telemetria, tecnologia de medição de dados, no monitoramento da vazão e pressão desde a captação até a rede de distribuição. A ferramenta possibilitará uma resposta ainda mais precisa quanto às soluções eficientes para o tratamento e distribuição de água para a população de Rio das Ostras.
Ações nas ruas
As equipes da Rio+Saneamento estão nas ruas 24 horas por dia, identificando e tratando problemas para melhoria do abastecimento dos clientes. Uma carreta de 40 mil litros de água continua reforçando os caminhões-pipa em pontos estratégicos da cidade, otimizando a logística para atender os bairros mais impactados pelo desabastecimento.
Desde o início das operações, já foram concluídos serviços importantes como: reparo no registro de manobra no Canal de Medeiros e substituição de ventosa na adutora 500mm fibra, próximo ao Canal; reparo de vazamento da adutora 250 mm na Avenida Jane Maria Martins Figueira, próximo à Rodovia do Contorno; e a manutenção na adutora Costazul, em Nova Esperança, que estava com vazamento há sete anos.
Além dos serviços diários nas ruas, a concessionária também está instalando equipamentos para monitoramento remoto da rede de abastecimento, o que garantirá máxima agilidade na identificação e solução dos problemas de desabastecimento e distribuição de água. Todas as informações serão acompanhadas direto do Centro de Controle Operacional (CCO), instalado na sede da concessionária na regional.
Os moradores de Rio das Ostras contam com diversos canais de comunicação com a Rio+Saneamento. Um deles é pelo telefone 0800 772 1027. O número oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp. Os clientes ainda têm à disposição a loja de atendimento, o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br, com informações sobre serviços.