Search
Degradê com CSS

Rio Una recebe sobrevoo para identificar fonte de poluição

Imagens mostram o aumento de espuma na Praia da Rasa e mudança da coloração da água. Fotos Carolina Mazieri
Imagens mostram o aumento de espuma na Praia da Rasa e mudança da coloração da água. Fotos Carolina Mazieri

Membros do Movimento SOS Rio Una com apoio da sociedade civil se uniram para averiguar a situação por conta própria

Os membros do Movimento SOS Rio Una, com apoio da sociedade civil de Búzios, alugaram um avião na quarta-feira (26) para sobrevoar toda a extensão do corpo hídrico com o objetivo de identificar a fonte de poluição. Há pelo menos 15 dias, eles perceberam mudanças na coloração da água, mau cheiro e espuma às margens do mar da Praia Rasa. Preocupados, decidiram averiguar a situação por conta própria.

O sobrevoo foi feito pelo ambientalista Ernesto Galiotto, que vai analisar imagens feitas anteriormente e a partir de agora, para identificar o foco e a proporção da poluição. O resultado desse trabalho ainda será divulgado pelo ambientalista.

Ainda na quarta-feira (26), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Cabo Frio realizou a coleta de amostras de água da foz do Rio Una para realização de análises física, química e bacteriológica, com objetivo de identificar qual a substância que está contaminando o corpo hídrico do Rio Una, de forma a chegar à fonte de contaminação. O resultado da análise ficará pronto dentro de 15 dias úteis. Em vistoria em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), sexta-feira (21), havia sido feita uma análise visual buscando identificar possíveis causas para o problema.

O Inea, que havia sido notificado no dia 18 de janeiro pelo Ministério Público Federal juntamente com a Prolagos, para que se manifestem a respeito dessa situação apresentando o histórico do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Esperança, em Cabo Frio, realizou esta semana vistoria no Rio Una, que deságua na Praia Rasa. A equipe coletou amostras de água para análise em laboratório do órgão ambiental estadual. O laudo laboratorial com todos os parâmetros analisados tem previsão para ser concluído em 15 dias.

O Inea ressaltou que, em todas as amostras coletadas, o Oxigênio Dissolvido (OD) se apresentou abaixo de 1 mg/l, estando fora do padrão mínimo (5 mg/l) recomendado pela Resolução CONAMA 357/2005 para manutenção da vida aquática.

A Prolagos disse que foi notificada pelo MPF e que irá responder dentro do prazo estabelecido. Segundo a concessionária, “foi constatado que a alteração está presente em toda a extensão do Rio Una, inclusive, antes do Canal da Malhada, corpo receptor do efluente tratado na estação do Jardim Esperança. A unidade está funcionando de acordo com a licença de operação, fato constatado pelos secretários de Meio Ambiente das cidades de Cabo Frio e Armação dos Búzios durante visita”. A empresa disse ainda que “está auxiliando os órgãos ambientais a identificar a causa que vem alterando as características do Una”.

Saída do efluente tratado na Estação do Jardim Esperança, em Cabo Frio. Foto divulgação Prolagos

Na quarta (26), os secretários de Turismo, Dom, e de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, junto ao vereador Gugu de Nair participaram de uma reunião na sede da pasta de Turismo para tratar do assunto. O MPF fará uma vistoria in loco na próxima terça-feira (1), às 17h.

Leia mais:

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!